Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos têm nota insuficiente em Português e Matemática

É o que aponta o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro; mesmo no 3º ano do ensino médio a maioria dos jovens não sabe identificar a informação principal de uma reportagem ou calcular porcentagem

Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos têm nota insuficiente em Português e Matemática
Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos têm nota insuficiente em Português e Matemática (Foto: Mayke Toscano/Governo de Mato Grosso)

247 - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro, aponta que mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos do País não aprendeu o esperado para as séries que estão cursando, tanto em Português quanto em Matemática. Mesmo no 3º ano do ensino médio a maioria dos jovens não sabe identificar a informação principal de uma reportagem ou calcular porcentagem. O desempenho nas duas disciplinas é usado para compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), que inclui ainda dados de aprovação e reprovação.

A prova do Saeb é feita pelo Ministério da Educação (MEC) para os estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e do 3º do médio desde 1995 nas escolas públicas. A rede particular este ano pôde se voluntariar para participar (até o ano passado, o MEC as selecionava por amostragem).

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o quadro é mais grave no ensino médio, em que 7 em cada grupo de 10 alunos estão nos níveis considerados insuficientes de aprendizagem nas duas disciplinas. "É uma das coisas mais preocupantes que a gente tem no País. Ou o aluno abandona a escola ou fica e não aprende nada", diz o ministro da Educação, Rossieli Soares Silva. "Se continuar tudo como está, há possibilidade de, em 2021 e 2023, os alunos do fundamental já terem ultrapassado os médio", alerta.

 

 

 

 

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247