CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Mandados de prisão terão banco de dados nacional

A Lei 12.403, sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, prev tambm opes para a priso preventiva, como o uso de tornozeleiras e priso domiciliar noturna

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Fernando Porfírio

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

247 – O Brasil vai ter um banco de dados nacional para registrar todos os mandados de prisão expedidos no país. A previsão faz parte da lei 12.403, sancionada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nova lei também criou meios alternativos à prisão preventiva, durante a fase de inquérito policial e da instrução do processo. Agora, no lugar de cadeia, os juízes podem aplicar medidas como o uso de tornozeleiras eletrônicas e prisão domiciliar à noite.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Em diversas situações, a adoção de outras medidas cautelares, distintas da prisão preventiva, é mais eficiente para o Estado. Além disso, tem o mesmo efeito no que se refere à regularidade da tramitação do processo, à proteção da ordem pública e da sociedade”, afirmou o secretário de Assuntos Legislativos, Marivaldo Pereira.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nova lei passa a vigorar em 60 dias. As medidas não valem para aqueles crimes considerados graves — caracterizados pelo dolo e pela previsão de pena de reclusão superior a quatro anos. Nesses casos, a velha prisão preventiva continua a ser a medida aplicável.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O regime de aplicação da fiança também foi modificado. O valor passa a variar conforme três aspectos: capacidade econômica do acusado, prejuízo causado ou proveito obtido com a prática da infração. O pagamento, por sua vez, será revertido à indenização da vítima ou ao custeio de despesas judiciais.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ficam de fora das novas medidas os casos de reincidência de crime doloso, descumprimento da medida preventiva imposta ou nos atos de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO