Manuela pode ser vice de Lula neste sábado

Depois de fechar um acordo com o PSB que pode atrair também o PCdoB, o PT pode fechar a vice de Lula no Encontro Nacional do partido que ocorre neste sábado, 4, em São Paulo; Fernando Haddad, coordenador do programa de governo do ex-presidente, é cogitado, mas Manuela D'Ávila, pré-candidata do PCdoB à presidência, também é um nome forte; após conversar com Lula na quinta-feira, Gleisi Hoffmann afirmou que o fato de o PCdoB não ter fechado suas atas, mesmo com o lançamento da candidatura Manuela, deixou a possibilidades em aberto

Manuela pode ser vice de Lula neste sábado
Manuela pode ser vice de Lula neste sábado (Foto: Ricardo Stuckert)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 – Após fechar um acordo com o PSB que pode atrair também o PCdoB, o PT vai indicar o nome de um vice para compor a chapa nas eleições 2018 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio do nome será no Encontro Nacional do partido que ocorre neste sábado, 4, em São Paulo. Fernando Haddad, coordenador do programa de governo do ex-presidente, é cogitado. Mas Manuela D'Ávila, pré-candidata do PCdoB à presidência, também é um nome forte. Após conversar com Lula, Gleisi Hoffmann afirmou que o fato de o PCdoB não ter fechado suas atas, mesmo com o lançamento da candidatura Manuela, deixou possibilidades em aberto.

Fortalecendo suas posições estratégicas de campanha e de alianças, o PT tenta costurar a maior e mais ampla frente de esquerda possível para as eleições de 2018. Dono da candidatura mais poderosa, com chances reais de vitória no primeiro turno, o partido investe agora de maneira acelerada nos acordos formais e no desenho geral para os cargos majoritários e legislativos. 

"A estratégia inicial do PT era que o Encontro Nacional amanhã homologasse o nome de Lula para candidato a presidente e delegasse à direção nacional do partido a incumbência de escolher o vice até o dia 14 de agosto. No entanto, os advogados do PT chagaram à conclusão de que a estratégia é arriscada já que, embora existam jurisprudências conflitantes, a lei eleitoral prevê a escolha de candidatos a presidente e vice até 24 horas depois do prazo final para as convenções, que vence domingo.

Haddad pode ser indicado vice e ser colocado na cabeça de chapa. Caso o nome de Haddad seja escolhido para vice, o ex-prefeito pode tanto ser substituído por um representante de outro partido quanto ser colocado na cabeça da chapa, no lugar de Lula. O nome preferido para ser o vice “definitivo” é o da presidenciável do PCdoB. “O único nome que temos a possibilidade de ter agora é a Manuela”, disse o ex-ministro Gilberto Carvalho."

PUBLICIDADE

Leia mais aqui.

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email