CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Mercadante: Banco Mundial não é refúgio para fugitivos da Justiça

Ex-ministro da Educação defende que o Banco Mundial rejeite a indicação de Abraham Weintraub, que já admitiu que sua prioridade é sair o quanto antes do Brasil. “Como ele mesmo declarou, quer ir ao Banco Mundial para fugir de uma possível prisão”, lembra Mercadante

Aloizio Mercadante e Abraham Weintraub (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Lula Marques)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Aloizio Mercadante, em nota - Embora as indicações do Brasil ao Banco Mundial nunca tenham sido rejeitadas, creio que a nomeação do inacreditável Weintraub terá um caminho difícil.

Em primeiro lugar ele terá de ser aceito pelos demais países da constituency do Brasil, a saber Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Haiti, Panamá, Suriname e Trinidad e Tobago. Esses países podem não se sentir confortáveis sendo representados por uma figura nula, caricatural e com problemas na justiça como Weintraub. Como ele mesmo declarou, quer ir ao Banco Mundial para fugir de uma possível prisão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ora, o Banco Mundial não é refúgio para procurados pela justiça.

Em segundo, a indicação terá de ser aprovada pelo Board dos governadores. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A China, depois das últimas mudanças na estrutura de poder do Banco Mundial, já tem o terceiro maior poder de voto.  Me parece que a China não vai aceitar passivamente a nomeação de Weintraub, um sujeito completamente despreparado, que declarou publicamente seu ódio aos “comunistas chineses”.

Além disso, o perfil de Weintraub é totalmente incompatível com o Código de Conduta da instituição, que exige respeito a todos os países membros, não-interferência, perfil discreto nas redes sociais, grande preparo técnico etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ter trabalhado no Banco Votorantim não o qualifica para ser diretor do Banco Mundial. São coisas completamente diferentes. O Banco Mundial é uma instituição multilateral. Os diretores, além de economistas de renome, têm de ser também especialistas em relações internacionais e ter grande habilidade diplomática para lidar com os inúmeros interesses representados na instituição. Um perfil oposto ao de Weintraub.

Em todo caso, se Weintraub for aprovado, causará um estrago enorme ao Brasil, aos demais países representados e ao Banco Mundial.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO