CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Ministra da Agricultura pede reformulação de nota técnica que defende alimentos ultraprocessados

Tereza Cristina devolveu documento da secretaria da pasta e pediu reformulação por considerar que ele não era consistente para justificar a defesa de alimentos ultraprocessados

Ministra Tereza Cristina (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Depois da reação negativa provocada pela nota técnica ao Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, na tentativa de desqualificar e reformular o Guia Alimentar para a População Brasileira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, rejeitou a nota técnica elaborada por uma das secretarias de sua pasta que tenta desqualificar e reformular o guia que é elogiado por cientistas e profissionais de saúde de várias partes do mundo. A informação é da jornalista Mônica Bergamo.

“Quando um documento oficial do Governo Brasileiro orienta ‘evite alimentos ultraprocessados’, está generalizando algo que é muito diversificado [...] existem alimentos que são classificados nesta 'categoria ultraprocessados' e que são feitos industrialmente de forma semelhante a preparações culinárias caseiras", defendia a nota técnica da Secretaria de Política Agrícola, responsável pelo texto, que afirma que o guia "é considerado um dos piores". E recomenda que a classificação de alimentos seja retirada do documento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante da defesa escancarada de alimentos ultraprocessados, a ministra decidiu devolver a nota à secretaria e pediu que ele seja reformulado por considerar que a nota não é suficiente e consistente para fundamentar a discussão sobre o assunto, o que estaria em dissonância com as recomendações de seu gabinete sobre a necessidade de se qualificar documentos antes de serem endossados por ela.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO