CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

MP Eleitoral é contra uso de assinatura eletrônica para criação de partidos como quer Bolsonaro

O Ministério Público Eleitoral se posicionou contrário ao uso de assinaturas eletrônicas para criação de novos partidos, como quer fazer o clã Bolsonaro para criar o Aliança pelo Brasil. Para o MP, a proposta "é um equívoco, pois não é nem uma via universal nem igualitária, nem uma via que simplifica e encurta os fluxos de trabalho como a biometria"

(Foto: ADRIANO MACHADO - REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público (MP) Eleitoral se manifestou contrário ao uso de assinaturas eletrônicas para a criação de novos partidos políticos. A posição do MP joga um balde de água fria nos planos de Jair Bolsonaro, que esperava usar suas milícias virtuais para conseguir as cerca de 500 mil assinaturas necessárias para viabilizar a criação do partido Aliança pelo Brasil.

O relator do caso é o ministro Og Fernandes, que deverá formular seu relatório e submetê-lo à votação no plenário do TSE. Ainda não há data definida para o julgamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 No parecer, assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, o MP argumenta que as assinaturas eletrônicas "não estão acessíveis financeiramente ao universo do eleitorado", e que adotar o modelo representaria "um passo atrás no caminho vanguardeiro da Justiça Eleitoral".

Ele se refere à certificação digital obtida junto ao Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), órgão vinculado ao governo federal, para validar uma assinatura eletrônica, que custa até R$ 250 e deve ser renovada periodicamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para o procurador, o uso de assinaturas eletrônicas "é um equívoco, pois não é nem uma via universal nem igualitária, nem uma via que simplifica e encurta os fluxos de trabalho como a biometria".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO