CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

MPF cobra de Pazuello explicações sobre exclusão dos quilombolas na fila de vacinação contra o coronavírus

De acordo com o MPF, em uma análise preliminar, foi constatada que a falta de uma norma clara sobre a prioridade de imunização dos quilombolas contribuiu para a exclusão do grupo em planos de imunização em alguns estados

Eduardo Pazuello (Foto: Isac Nóbrega/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério Público Federal (MPF) cobrou do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicações sobre a exclusão de quilombolas da lista de grupos prioritários para receber a vacina contra o coronavírus. Em ofício enviado ao general nesta terça-feira (19), a Procuradoria pediu esclarecimentos acerca da 'omissão' e disse que, em uma análise preliminar, a falta de uma norma clara sobre a prioridade de imunização dos quilombolas contribuiu para a exclusão do grupo em planos de imunização em alguns estados, de acordo com informação publicada nessa quarta-feira (20) pelo blog do Fausto Macedo.

"Considerando que a interpretação lógica do plano permite a conclusão de que as comunidades quilombolas devem fazer parte da 1a fase, e que sua omissão parece ter contribuído para que alguns estados excluíssem tal grupo de seus planos de vacinação, solicito a Vossa Excelência esclarecimentos acerca dessa omissão", diz um trecho do ofício.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Procuradoria também  pediu que o Ministério da Saúde apresente a base de dados usada para estimar o número de vacinas necessárias à imunização dos indígenas.

O ofício enviado a Pazuello é resultado de uma perícia feita no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra o coronavíurs, elaborado pelo Ministério da Saúde, e nos planos estaduais de vacinação. "Neles, foram constatadas inconsistências que, na avaliação do órgão superior, podem prejudicar a imunização e fragilizar ainda mais a proteção aos povos e comunidades tradicionais", informou o Ministério Público Federal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO