CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Na farra dos passaportes diplomáticos, ruralistas estão entre os 8 mais beneficiados

Deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, acumula sete passaportes democráticos, são seis, para a companheira e os cinco filhos; dos oito parlamentares com mais parentes utilizando o documento, sete são integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); ao todo, foram impressos 404 passaportes diplomáticos para parentes de deputados federais

Na farra dos passaportes diplomáticos, ruralistas estão entre os 8 mais beneficiados (Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Igor Carvalho, Brasil de Fato - O deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, acumula sete passaportes democráticos, são seis, para a companheira e os cinco filhos, além do próprio. O levantamento foi feito pelo UOL, que divulgou os nomes apenas dos oito parlamentares com mais parentes utilizando o documento. Desses, sete são integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Além de Rodrigo Maia, recém filiado à FPA, os demais deputados federais ligados à bancada ruralista, todos com seis passaportes distribuídos entre familiares, são: Arthur Lira (PP-AL), Celso Sabino (PSDB-PA), Cláudio Cajado (PP-BA), Edilázio Júnior (PSD-MA), Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) e Marcelo Aro (PP-MG). Somente Josias da Vitória (CIDADANIA-ES) não está na fileira dos parlamentares alinhados com o agronegócio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda de acordo com UOL, foram impressos 404 passaportes diplomáticos para parentes de deputados federais. Número superior ao de parlamentares que possuem o benefício, 369. O documento tem validade de quatro anos e garante passagem direta pelas filas de imigração nos aeroportos, além de facilitar acesso a vistos.

O decreto número 5.978, determina que a impressão do passaporte diplomático pode ser concedido apenas para presidentes, vice, ex-presidentes, ministros, governadores dos estados, diplomatas (em carreira e aposentados), senadores, deputados federais, ministros do Supremo Tribunal Federal, juízes brasileiros que atuam em Tribunais Internacionais, Procurador Geral da República e Sub-Procuradores Gerais do Ministério Público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Base do governo

A FPA, através da sua presidenta na época, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), manifestou apoiou público à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) ao Palácio do Planalto, ainda antes do primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro de 2018. A bancada ruralistas contava com 261 parlamentares, entre senadores e deputados. Após o pleito eleitoral, o agronegócio passou a contar com 257, do total de 513 representantes no Congresso Nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na política do toma lá, da cá, os ruralistas aguardam Jair Bolsonaro enviar ao Congresso Nacional uma proposta para anistiar as dívidas previdenciárias das empresas do agronegócio, com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Estima-se que o calote do agronegócio pode chegar em R$ 17 bilhões.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO