Nassif: jurisprudência internacional sobre soberania está em processo de mudança

O jornalista Luis Nassif afirma que há uma movimentação muito forte em torno do conceito de soberania e que a Amazônia entra nesse jogo de maneira perigosa para o Brasil. Ele diz: "não se trata propriamente de um risco imediato. Mas mostra as modificações que estão ocorrendo na jurisprudência internacional sobre o conceito de soberania nacional."

(Foto: 247)

247 - O jornalista Luis Nassif afirma que há uma movimentação muito forte em torno do conceito de soberania e que a Amazônia entra nesse jogo de maneira perigosa para o Brasil. Ele diz: "não se trata propriamente de um risco imediato. Mas mostra as modificações que estão ocorrendo na jurisprudência internacional sobre o conceito de soberania nacional."

No site do jornal GGN, o jornalista atenta para o fato de que "esses conceitos já haviam sido modificados pelas leis anticorrupção adotadas no âmbito da OCDE e do Congresso americano, especialmente a questão da jurisdição, pelos quais cada país seria responsável pelas apuração dos crimes cometidos em seu território. Antes dele, apenas os crimes contra a humanidade ficavam sujeitos a tribunais internacionais."

Nassif lembra que "agora, começam a entrar os crimes ambientais. E há tempos, sendo considerada pulmão do mundo, há uma atenção especial ao que ocorre com a Amazônia. Há meses pipocaram alertas sobre os riscos que o país corria caso perdesse o selo verde, de boas práticas ambientais. Em um primeiro momento, a questão da sustentabilidade influencia o comércio e os investimentos internacionais. Em um segundo momento, poderá dar margem a interferências mais agudas."

O jornalista ainda conclui: "não por outro motivo, há pelo menos dois meses, militares ligados ao governo começaram a divulgar estudos preparado pelos setores de inteligência das Forças Armadas, sobre a estrutura de missões americanas no entorno da Amazonia. Os radares dos militares identificaram cumulus nimbus no horizonte. Porque não se parou Bolsonaro."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247