CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Observatório Racial: Roger tem razão, racismo existe também no futebol e tem piorado

Reportagem do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, publicada nesta terça-feira (15), sobre a entrevista concedida pelo técnico do Bahia, Roger Machado, em que ele afirma que é preciso "deixar de negar que o racismo existe", se aprofunda na questão e diz: "a democracia das raças é uma falácia, inclusive no futebol"

Técnico Roger na luta contra o racismo. (Foto: Divulgação/ODRF)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Observatório - As pessoas têm dificuldade em enxergar preconceito – lógico que aqui me refiro as pessoas que não são atingidas por ele. Por isso existe uma grande tendência das pessoas de diminuir, contemporizar, colocar na conta da “brincadeira’. Uma lição básica: preconceito existe quando atinge alguém que sofre com um determinado comportamento, que sente a força de uma postura carregada de preconceito.

Até o popular futebol sofre com o preconceito. Homofobia, e até racismo. O futebol de Pelé, Garrincha, Nilton Santos e Ronaldinho ainda é pouco representado por negros fora do campo. Não existe presidente negro na série A, e são apenas dois técnicos. O preconceito também se manifesta nessa falta de representatividade. E nas manifestações de injúria racial que têm crescido no esporte segundo dados do Observatório da Discriminação Racial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso a manifestação de Roger, técnico do Bahia, ganha importância. Um negro do futebol repete o que Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro já colocaram nos livros. A democracia das raças é uma falácia, inclusive no futebol.

Leia na íntegra no Observatório da Discriminação Racial no Futebol

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO