Onyx diz que governo enviará projeto específico para capitalização

Prevendo derrota no congresso, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo federal pensa em enviar à Câmara dos Deputados um projeto específico para capitalização da Previdência; o modelo é a razão da reforma e foi tirado do texto final do projeto de reforma

Onyx diz que governo enviará projeto específico para capitalização
Onyx diz que governo enviará projeto específico para capitalização (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

247 - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta segunda feira (17), que o governo federal pensa em enviar à Câmara dos Deputados um projeto específico para capitalização da Previdência no segundo semestre de 2019.

A afirmação do ministro reforça a tendência de que a capitalização - que já foi retirada do texto final da reforma -, não deve ser aprovada pelo Congresso Naional, como quer o governo.

"Vamos ver se consegue voltar no plenário e, se eventualmente, não for possível, no segundo semestre enviaremos um projeto mais detalhado", disse Onyx durante evento em São Paulo.

A capitalização é a razão da reforma de Paulo Guedes, ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro. A proposta é criticada por diversos especialistas, principalmente juristas, que apontam que o novo regime alteraria o regime de solidariedade da Previdência, previsto na Constituição e considerado como cláusula pétrea. O modelo privilegia os bancos, já que o trabalhador deverá pagar aos bancos para ter direito a aposentadoria no futuro.

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247