CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Pela primeira vez, maioria dos novos alunos da USP vem de escolas públicas

Do total de novos alunos da USP, 51,7% estudaram em escolas públicas. É a primeira na história que isto acontece

(Foto: Imagens USP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Depois de anos de discussões e polêmicas sobre reserva de vagas na USP, a mais importante universidade do país, foi superada este ano a meta de ter metade de seus novos alunos com esse perfil. 

Das 10.992 vagas preenchidas, 51,7% foram ocupadas pelos alunos que estudaram na rede pública. Há cerca de dez anos, o índice geral não passava dos 20%, informa reportagem do Estado de S.Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Citado na reportagem, o especialista em políticas de acesso e permanência da Universidade Federal do ABC (UFABC), Wilson Mesquita de Almeida, avalia positivamente o avanço dos últimos 15 anos para a inclusão de pessoas de baixa renda no ensino superior. 

Ele aponta que apesar de a maioria dos novos alunos matriculados na Universidade de São Paulo (USP) o avanço ser proveniente de escolas públicas, ainda é necessário dedicar maior atenção ao aspecto da renda familiar. Para ele, ainda há um reforço do perfil classe média, que historicamente entra na universidade pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre todos os ingressantes, 25% têm renda familiar acima de 10 salários. Na outra ponta, quase um terço (29,7%) dos discentes dispõe de até três.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO