Pesquisa Ibope confirma que impeachment foi golpe
Uma das perguntas é sobre a posição do entrevistado sobre o impeachment: você foi a favor ou contra? 50% responderam que foram a favor, outros 50% disseram que foram contra, que não sabem ou não responderam. Ou seja, o impeachment jamais foi um desejo hegemônico da sociedade brasileira. Texto de Miguel do Rosário, do Cafezinho



Por Miguel do Rosário, no Cafezinho
Um relatório com 165 páginas de uma pesquisa Ibope, feita há poucos dias e divulgada nesta quarta-feira 15, comprova que o impeachment foi mesmo um golpe.
Uma das perguntas é sobre a posição do entrevistado sobre o impeachment: você foi a favor ou contra?
50% responderam que foram a favor, outros 50% disseram que foram contra, que não sabem ou não responderam.
Ou seja, o impeachment jamais foi um desejo hegemônico da sociedade brasileira.
No Nordeste, por exemplo, 58% responderam que foram contra o impeachment, contra apenas 35% a favor.
No geral, 42% dos entrevistados afirmaram categoricamente que sempre foram contra o impeachment.
Entre a população mais pobre, que ganha até 1 salário, a maioria também respondeu que foi contra o impeachment.
É interessante notar que a manipulação midiática em favor do impeachment convenceu sobretudo a população mais jovem, com menos de 34 anos. A partir dos 35 anos, a opinião dos brasileiros seguiu dividida.
Por outro lado, é possível que nesta conta aí tenhamos muitos ex-coxinhas, que apoiaram o impeachment na época e que hoje, diante das consequências desastrosas do golpe, dizem que não o apoiaram.
A pesquisa mostra que os brasileiros não estão mais sendo enganados tão facilmente pela Globo. 64% dos entrevistados discordaram “totalmente” da frase “o pior da crise econômica já passou”. A maioria esmagadora também considera que inflação, juros e desemprego aumentaram.
A maioria dos brasileiros acha que o governo deve intervir na economia, para debelar a crise, reduzir a distância entre ricos e pobres e ajudar a reduzir a pobreza. A maioria da população também rejeita o neoliberalismo, com suas teses de Estado Mínimo.
Somando-se esses dados àqueles – também presentes na pesquisa – que mostram a profunda desconfiança da população em relação aos políticos, a gente vê como essas “reformas” de Temer representam um sequestro da vontade popular.
E aqui, na tabela abaixo, a gente vê que a população já entende que o impeachment representou um golpe contra os seus próprios interesses. Perguntados se o impeachment significou melhora ou piora em relação ao governo Dilma, apenas 6% responderam que foi uma “melhora”, contra 52% que afirmaram que foi uma “piora”.
O conhecimento liberta. Saiba mais
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247