CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

PF indicia 7 funcionários de Vale e 6 da TÜV SÜD por tragédia de Brumadinho

A Polícia Federal indiciou 13 funcionários da mineradora Vale e da TÜV SÜD por falsidade ideológica no caso Brumadinho. Além dos funcionários, as duas empresas também foram indiciadas. Indiciamentos fazem parte da primeira parte das investigações da PF sobre o o rompimento da barragem que deixou 249 mortos e 21 desaparecidos

Equipes de resgate atuam na área atingida pelo rompimento de barragem em Brumadinho (MG) (Foto: REUTERS/Washington Alves)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - A Polícia Federal indiciou 13 funcionários da Vale e da TÜV SÜD por falsidade ideológica no caso Brumadinho. Além dos funcionários, as duas empresas também foram indiciadas.

Ao todo, foram sete funcionários da mineradora Vale e seis membros da consultora TÜV SÜD, indiciados pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os indiciamentos fazem parte da primeira parte das investigações da Polícia Federal sobre o caso de Brumadinho, onde a barragem I da Mina Córrego do Feijão rompeu no dia 25 de janeiro deste ano, segundo o portal G1.

A falsidade ideológica teria ocorrido quando funcionários de ambas as empresas firmaram contratos falsos, contendo informações falsas nos documentos de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo fontes, entre os indiciados, está um executivo da consultora TÜV SÜD na Alemanha, bem como os gerentes da diretoria de Geotecnia Corporativa, de Gestão de Estruturas Geotécnicas e Gestão de Riscos Geotécnicos da Vale. Além dos coordenadores e engenheiros da TÜV SÜD.

A Polícia Federal segue aguardando a conclusão de perícias criminais para novos indiciamentos ligados a crimes ambientais e de homicídio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As investigações podem determinar a responsabilidade individualizada referente a ambas as tipificações.

O relatório ainda pede medida cautelar contra os indiciados proibindo os 13 funcionários de prestarem consultorias ou novos trabalhos nessa área.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até o momento, ambas as empresas não se pronunciaram sobre o caso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO