PGR cobra do governo Temer explicações sobre investigação de lavagem de dinheiro

A PGR cobrou do governo Michel Temer a criação de uma equipe conjunta com a Espanha para investigar repasses que teriam sido realizados pela empresa espanhola Defex a empresários e políticos brasileiros; um dos alvos da investigação, Gregório Marin Preciado, que possui ligações com o senador José Serra (PSDB-SP); PGR também cobrou explicações sobre pedidos semelhantes feitos por procuradores da Argentina, Peru, Suíça e Paraguai, todos ligados a desdobramentos da Operação Lava Jato.

PGR cobra do governo Temer explicações sobre investigação de lavagem de dinheiro
PGR cobra do governo Temer explicações sobre investigação de lavagem de dinheiro

247 - A Procuradoria-geral da República (PGR) cobrou do governo Michel Temer a criação de uma equipe conjunta com a Espanha para investigar repasses que teriam sido realizados pela empresa espanhola Defex a empresários e políticos brasileiros. Um dos alvos da investigação, Gregório Marin Preciado, que possui ligações com o senador José Serra (PSDB-SP). O pedido de explicações formais sobre o caso foi assinado pela secretária de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral, Cristina Romanó. Ela também cobrou explicações sobre pedidos semelhantes feitos por procuradores da Argentina, Peru, Suíça e Paraguai, todos ligados a desdobramentos da Operação Lava Jato.

Segundo o jornal O Globo, o pedido de criação da equipe conjunta de investigação foi feito ao governo Temer no final de 2016 por investigadores da Audiência Nacional espanhola. A avaliação é que a reticência do governo brasileiro em criar as equipes conjuntas de investigação tem atrapalhado a apuração de crimes em nível internacional.

A criação e funcionamento da equipe conjunta depende basicamente de um acordo entre os governos dos países envolvidos e que, posteriormente, deve ser aprovado pelo Congresso. Sem que isso seja feito as investigações acontecem por meio dos canais tradicionais, o que, segundo os investigadores, torna o processo de apuração mais lento.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247