CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

PGR recorre para tentar arquivar inquérito que investiga Bolsonaro no caso Covaxin

Procuradoria recorreu contra a decisão da ministra Rosa Weber e pede que ela reconsidere ou que o plenário análise o caso

Vacina Covaxin e o procurador-geral da República, Augusto Aras (Foto: Reprodução/Instagram/Bharat Biotech | ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu da decisão da ministra Rosa Weber, que negou o pedido de arquivamento do inquérito que investiga se Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime de prevaricação no caso da negociação da vacina Covaxin.

A procuradoria argumentou que não viu crime e pediu o arquivamento para o STF. O recurso é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A investigação foi aberta a partir de pedido da CPI da Covid, em julho de 2021, depois que o deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) afirmou ter alertado Bolsonaro sobre suspeitas de corrupção na compra da Covaxin, em meio ao período mais crítico da pandemia. 

O contrato de compra com a empresa indiana estava assinado quando as negociações se tornaram públicas. Diante do escândalo, o governo cancelou o contrato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para a PGR, no entanto, não há o que se apurar e pede que a ministra reconsidere e arquive o inquérito, caso não for possível, que a ação seja analisada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aras sustenta que a decisão individual da ministra "parece ter abdicado do seu papel imparcial e equidistante para fazer valer o seu entendimento quanto ao conteúdo da opinio delicti da Procuradoria-Geral da República, objetivando o enquadramento do tipo penal pretendido em uma espécie de potencial acusação judicial indireta e forçada — hoje em face do atual Presidente da República —, distanciando-se da legitimidade do Poder Judiciário no desenho democrático brasileiro".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO