CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Podemos, da Europa, defende direito de Lula ser candidato

De acordo com um dos principais partidos progressistas da Europa, o espanhol Podemos, é cada vez mais evidente que o objetivo do procedimento judicial contra o ex-presidente "não é a luta legítima e essencial dos poderes públicos contra a corrupção, mas sim a prevenção da candidatura à presidência de Lula, a quem todas as pesquisas apontam como vencedor"

Podemos, da Europa, defende direito de Lula ser candidato (Foto: Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Miguel do Rosário, no Cafezinho - Um dos principais partidos progressistas da Europa, o espanhol Podemos, acaba de divulgar um duro manifesto em defesa do direito de Lula ser candidato. O texto menciona o Comitê de Direitos da ONU, que recentemente determinou que o Brasil restituísse todos os direitos políticos do ex-presidente.

sso mostra que a decisão do Comitê de Direitos Humanos caiu como uma bomba na comunidade internacional, que antes disso já acompanhava, com algum horror, as sistemáticas violações de direitos que ocorrem por aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O golpe no Brasil está custando cada vez mais caro ao país.

No site oficial do Podemos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

PODEMOS ANTES DAS ELEIÇÕES NO BRASIL: LULA DA SILVA DEVE SER CANDIDATO

Menos de dois meses antes das eleições no Brasil, o candidato à presidência Lula da Silva permanece injustamente privado de sua liberdade. Os procedimentos realizados para o seu encarceramento - incluindo a recusa de recorrer de habeas corpus, escutas telefónicas ilegais, a aceleração dos prazos em detrimento da sua defesa, ou a proibição sistemática da sua participação em debates e entrevistas com candidatos presidenciais - não apenas violar o respeito ao devido processo e os direitos políticos do candidato à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira. É cada vez mais evidente que o objetivo desse procedimento judicial não é a luta legítima e essencial dos poderes públicos contra a corrupção, mas sim a prevenção da candidatura à presidência de Lula, a quem todas as pesquisas apontam como vencedor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso foi reconhecido pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, que em decisão histórica exigiu na última sexta-feira, 17 de agosto, que Lula participasse da campanha eleitoral antes das eleições de outubro. A decisão do Comité de Direitos Humanos, cuja jurisdição foi aceita voluntariamente pelo Brasil em 2009, juntou-se à declaração de seis exmandatarios europeus, entre os quais José Luis Rodriguez Zapatero e François Hollande, pedindo que "o presidente Lula pode surgir livremente antes do sufrágio do povo brasileiro ". Enquanto isso, cerca de trinta congressistas dos EUA e senador Bernie Sanders enviou uma carta ao embaixador do Brasil em Washington exigindo a libertação de Lula durante a realização de seu processo de apelação. Juristas, advogados do-incluindo mundo Joan Garces Baltasar Garzón ou irregularidades denunciadas no julgamento de Lula em uma carta ao Chefe de Justiça e membros do Tribunal do Brasil Eleitoral. Até mesmo o Papa Francisco enviou uma bênção por escrito ao ex-presidente.

A partir de Podemos, reiteramos nossa preocupação com a grave situação pela qual a democracia brasileira está passando e nossa mais firme condenação das tentativas de roubar do povo brasileiro a capacidade soberana de decidir seu próprio futuro. Por isso, instamos o governo da Espanha a unir-se ao clamor internacional em defesa da democracia brasileira, ecoando a decisão da ONU, e solicitar que Lula possa exercer seu direito de ser candidato nas próximas eleições presidenciais no Brasil, manifestando assim seu compromisso com a democracia e a defesa dos direitos fundamentais em nosso país irmão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO