CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Procuradores rebelam-se contra nomeação de amigo de Paulo Guedes

Uma forte manifestação de inconformismo eclodiu entre procuradores da Fazenda Nacional, que se rebelaram contra o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes; eles não aceitam a nomeação de um amigo de Guedes para procurador-geral da Fazenda Nacional, um cargo de carreira. 

Procuradores rebelam-se contra nomeação de amigo de Paulo Guedes (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma forte manifestação de inconformismo eclodiu entre procuradores da Fazenda Nacional, que se rebelaram contra o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Eles não aceitam a nomeação de um amigo de Guedes para procurador-geral da Fazenda Nacional, um cargo de carreira. O cargo é estratégico, pois atua na cobrança judicial das dívidas das empresas e pessoas com a União e se for fruto de indicação política ou de alguém do mercado, pode dar ensejo a transações ilícitas milionárias. Paulo Guedes quer nomear Marcelo de Siqueira. Apesar de procurador federal da Procuradoria-Geral Federa, Siqueira é tido como amigo pessoal do futuro ministro e está no BNDES. 

Nem mesmo assumiu o cargo, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já enfrenta uma rebelião dos procuradores da Fazenda Nacional, informam as repórteres Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli, de O Estado de S.Paulo. Em matéria publicada nesta quarta-feira, elas relatam que os procuradores ameaçam entregar todos os cargos de chefia e parar o funcionamento do órgão se Guedes nomear o atual diretor do BNDES, Marcelo de Siqueira, para comandar a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, a PGFN é responsável por atuar na cobrança judicial das dívidas que as empresas e pessoas físicas têm com a União.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A PGFN também dá pareceres jurídicos sobre as decisões do Ministério da Fazenda, que será incorporado à nova pasta da Economia. Os procuradores alegam que Siqueira não é funcionário da PGFN e, portanto, não teria nenhum conhecimento da área para comandar o órgão. A categoria compara a escolha de Siqueira como a indicação de um "general do Exercito comandar a Marinha".

Segundo a reportagem, pelo menos 80 procuradores já anunciaram à equipe de transição que vão deixar o cargo, assim que Guedes confirmar a indicação de Siqueira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO