CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Procuradoria diz que Moro extrapolou ao liberar uso da Força Nacional

A Procuradoria classificou a liberação da Força Nacional de Segurança Pública contra manifestantes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como "manifestamente inconstitucional e ilegal"; de acordo com órgão, tal situação só se justificaria "em situações de intervenção federal".

Procuradoria diz que Moro extrapolou ao liberar uso da Força Nacional (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em nota, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão afirma que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, "extrapolou sua competência" ao autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por um período de 33 dias, a contar de 17 de abril.

A Procuradoria classificou a medida como "manifestamente inconstitucional e ilegal" o emprego da Força em atividade de segurança preventiva, ostensiva ou investigativa por mera solicitação de um ministro de Estado. De acordo com órgão, tal situação só se justificaria "em situações de intervenção federal".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A lei foi editada para promover e autorizar o apoio da União às atividades de segurança pública de competência dos estados e do Distrito Federal, como consta do parágrafo único de seu artigo 2.º", destaca a Procuradoria, em referência a Lei 11.473/2007, que rege a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, que "não regula especificamente a instituição e as hipóteses de mobilização desse aparato mas sim a cooperação federativa no âmbito da segurança pública".

"Assim, para determinar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações genéricas de preservação da ordem pública e da incolumidade da população, a União depende sempre de solicitação do governador do estado ou do Distrito Federal", adverte o órgão do Ministério Público Federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO