'Revelações colocam em xeque as decisões do Moro', diz vice-presidente do Conselho da OAB

O ex-presidente da OAB da Bahia e atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz, disse que as revelação trazidas pela divulgação das conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallgnol é um "escândalo jurídico" e que "colocam em xeque muitas das decisões" do processo da Lava Jato

247 - Em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, o ex-presidente da OAB do estado e atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz, afirmou que as revelação trazidas pela divulgação das conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallgnol, "colocam em xeque muitas das decisões".

Viana classificou o fato como um "escândalo jurídico" e disse que a veracidade das mensagens precisa ser devidamente apurada, mas criticou a conduta de Sérgio Moro. "Juiz não pode orientar o Ministério Público em processos. E muito menos em processos criminais. Isso significa que sou contra a "lava jato"? Não, acho que a "lava jato" e as diversas operações com outros nomes que o Ministério Público tem feito de combate à corrupção são bem vindas ao país. O que não quer dizer que a gente não deva criticar os excessos", afirmou.

Ele também defendeu uma investigação sobre a possível ação de hackers nos celulares de procuradores. "Não dá para ficar o tempo inteiro passando a mão na cabeça de quem está hackeando autoridades da República. Isso é inadmissível", disse.

Porém, Viana afirmou que conversas entre juiz, procurador e advogado são comuns, desde que o magistrado não passe a agir em conluio com o Ministério Público. Para ele, é "equívoco gigantesco" usar a expressão "os fins justificam os meios" para defender as conversas de Moro com procuradores da República.

"Quem não entender que a democracia é processo de participação para um resultado não entendeu nada de democracia. Trazendo para o processo penal que estamos falando, são os meios, ou seja, o processo é que legitima o resultado", afirmou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247