Sem apoio federal, índios mundurucus expulsam madeireiros ilegais no Pará

Sem apoio dos órgãos de fiscalização do governo, guerreiros mundurucus realizaram nos últimos dias uma expedição a pé de cerca de 100 km expulsar madeireiros e palmiteiros da Terra Indígena (TI) SawréMuybu, no sudoeste do Pará

Índios guerreiros da tribo mundurucu
Índios guerreiros da tribo mundurucu (Foto: Lunae Parracho/Reuters)

247- Sem apoio dos órgãos de fiscalização, guerreiros mundurucus realizaram nos últimos dias uma expedição a pé de cerca de 100 km expulsar madeireiros e palmiteiros da Terra Indígena (TI) SawréMuybu, no sudoeste do Pará.  A informação é do Jornal Folha de S.Paulo. 

Segundo comunicado dos mundurucus, a expedição encontrou diversos madeireiros, a quem deram um prazo de três dias para saírem do território.

“Ficamos muito revoltados por ver as nossas árvores derrubadas e as nossas castanheiras como tora de madeira em cima de um caminhão. E sabemos que, quando retiram madeira, vão querer transformar nossa terra em um grande pasto para criar gado.”

A reportagem ainda informa que, com 178 mil hectares de floresta, a TI Sawré Muybu teve seus estudos de identificação e delimitação publicados no Diário Oficial da União em 2016.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247