Serra faz lobby pela abertura total do pré-sal
O senador José Serra (PSDB-SP) voltou a defender a entrega do pré-sal às multinacionais do setor de petróleo e que agora é preciso por fim pela preferência da Petrobrás nos leilões de partilha, além de definir qual “o melhor regime jurídico de exploração e produção a ser adotado nos leilões do pré-sal”, visando facilitar a exploração pela petroleiras internacionais
247 - O senador José Serra (PSDB-SP) voltou a defender a entrega completa do pré-sal às multinacionais do setor de petróleo em detrimento dos interesses nacionais. Em um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, Serra relembra que as mudanças no setor de óleo e gás começaram em 1997, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com o fim do monopólio da Petrobrás e a realização de leilões de blocos para exploração e produção.
No texto, Serra comemora a entrada das multinacionais e diz considerar que “o sucesso dos leilões foi total, com a entrada de grandes empresas petrolíferas internacionais e a criação de empresas nacionais voltadas para esse mercado”. Em seguida, o parlamentar tucano afirma que a descoberta do pré-sal acabou” virando instrumento político” e “em vez de promover aprimoramentos no modelo vigente, suspenderam-se os leilões por seis anos, até que se chegasse a um novo modelo considerado adequado”.
“Só em 2013 se realizou o primeiro leilão do pré-sal, sem que se atingisse o resultado esperado”, diz Serra no artigo. “Mas o novo marco para a exploração do petróleo não trouxe a tão aguardada participação maciça de empresas estrangeiras” o que para ele evidencia “que o novo regime mitigou a atratividade da área ofertada”.
Em seguida, ele destaca o que chama de um “aperfeiçoamento” da legislação “para a realização de novos leilões sob o regime de partilha” bem como as alterações feitas pelo governo Michel Temer como a mudança na política de conteúdo local, entre outros pontos. Agora, segundo o tucano, “ são essenciais duas alterações na legislação para que a riqueza do petróleo realmente beneficie as futuras gerações de brasileiros”.
Entre as medidas defendidas por ele estão o fim da preferência da Petrobrás nos leilões de partilha e definir qual “o melhor regime jurídico de exploração e produção a ser adotado nos leilões do pré-sal”, o que facilitaria o ingresso das empresas estrangeiras em uma das maiores jazidas de petróleo do mundo e sua exploração sem maiores empecilhos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: