Síndrome da Visão do Computador atinge 15% dos brasileiros

Uso desenfreado do computador provoca dor de cabea, lacrimejamento e vermelhido nos olhos

Síndrome da Visão do Computador atinge 15% dos brasileiros
Síndrome da Visão do Computador atinge 15% dos brasileiros (Foto: Felipe L. Gonçalves/247)

Saúde em Pauta - Seja por entretenimento, assuntos profissionais ou simplesmente para conversar com um amigo, a internet é bastante prática. Em busca de tais facilidades é que muitas pessoas acabam usufruindo do computador de maneira descontrolada, e as ininterruptas horas à frente da tela acabam provocando sintomas como dor de cabeça, queimação nos olhos, lacrimejamento e vermelhidão, sinais característicos da Síndrome da Visão do Computador.

A incidência do distúrbio no Brasil é de 15%, considerada alta pelo Dr. Luiz Carlos Portes, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. A síndrome acomete, em especial, os jovens, que encontram dificuldades em renunciar o vício. O especialista comenta que a fixação dos olhos em um mesmo ponto, no caso a tela, enfraquece a musculatura ocular e certamente, em algum momento, provocará incômodos à visão.

Um fato corriqueiro entre os portadores da síndrome é a diminuição da frequência de piscadas por segundo, problema que resseca os olhos, visto que a pálpebra é responsável pela lacrimação da região. Segundo o oftalmologista, as pessoas que já apresentam algum tipo de distúrbio visual são mais propensas ao surgimento da Síndrome da Visão do Computador e devem dobrar a atenção aos primeiros indícios.

Para reduzir os riscos de tornar-se um potencial portador do problema, o ideal é manter o computador em uma distância de, no mínimo, 60 centímetros do corpo, e fazer um intervalo de cinco minutos a cada hora de permanência em frente ao computador. A posição do monitor também influencia, por isso a recomendação em manter o aparelho abaixo da linha de visão.

Saúde ocular

Após a consulta oftalmológica, o tratamento visa minimizar os efeitos da Síndrome por meio do uso prévio de óculos, além de exercícios para restabelecer a musculatura da região e para aqueles que não piscam regularmente é recomendado a utilização de colírios lubrificantes. Além destes cuidados, o aspecto saudável dos olhos pode ser conquistado por meio de medidas preventivas, sendo a principal delas a diminuição do período em frente ao computador. Com isso, o entretenimento é garantido e o bem estar dos olhos também.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247