Sob pressão, Temer mudará base curricular

Alvo de críticas desde a apresentação do texto que seria definitivo, em abril, a 'Base Nacional Comum Curricular' referente ao ensino médio será alterada pelo ministério da Educação; os ajustes serão feitos para atenuar as resistências à proposta;Temer, como de hábito, pressionado, quer que ela seja aprovada ainda em seu governo

Sob pressão, Temer mudará base curricular
Sob pressão, Temer mudará base curricular (Foto: Cesar Itiberê/PR)

247 - Alvo de críticas desde a apresentação do texto que seria definitivo, em abril, a 'Base Nacional Comum Curricular' referente ao ensino médio será alterada pelo ministério da educação. Os ajustes serão feitos para atenuar as resistências à proposta. Temer, como de hábito, pressionado, quer que ela seja aprovada ainda em seu governo.

"A base define aquilo que os alunos de escolas públicas e particulares devem aprender na educação básica. Ao ser aprovada, será definido um prazo para tirá-la do papel —mas a tendência é que os estados tenham dois anos para adaptar seus currículos. A parte do ensino médio tem sido sido criticada por, entre outras coisas, não detalhar conteúdos das áreas de ciências humanas e ciências da natureza. Apenas linguagens e matemática mereceram maior atenção —e, ainda sim carecem de clareza e rigor, segundo críticos.

O documento também não indica quais competências específicas de cada área do conhecimento devem ancorar os currículos das chamadas linhas de aprofundamento, que são as partes que os alunos vão escolher estudar. Pelo que foi aprovado na reforma do ensino médio, em fevereiro de 2017, parte do conteúdo da etapa será comum a todos, e a outra, de acordo com a escolha do aluno. Esses itinerários serão escolhidos a partir da oferta de cinco áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e educação profissional. A reforma define que 60% da grade do ensino médio seja comum. O resto será flexível, cabendo ao aluno optar por alguma das áreas."

Leia mais aqui. 

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247