Stédile: única solução real é reestatizar a Vale

O líder do MST, João Pedro Stédile, afirmou que que "a única solução real, diante dos repetidos crimes da Vale, é re-estatizá-la para que o Estado e não apenas um governo utilize as riquezas dos minérios em favor de todo povo, com programas de educação, saúde e combate a desigualdade"

Stédile: única solução real é reestatizar a Vale
Stédile: única solução real é reestatizar a Vale (Foto: Esq.: Valter Campanato - ABR)

247 - O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou que que "a única solução real, diante dos repetidos crimes da Vale, é re-estatizá-la para que o Estado e não apenas um governo utilize as riquezas dos minérios em favor de todo povo, com programas de educação, saúde e combate a desigualdade".

"O governo dos Chicago boys mente que a Vale é ainda estatal. Manipulação burra. Os verdadeiros donos são Investidores estrangeiros (47,7%), entre eles o JP Morgan; 13,2% Investidores brasileiros privados; 10,1% Litel, Bradesco 4,2%; a japonesa Mitsui 3,6 %; BNDES 2,3%...", escreveu o ativista no Twitter.

"Os lucros tem sido fantásticos, com os métodos de exploração predatória da Vale e superexploração dos seus trabalhadores, a maioria tercerizados. Somente no 1.º semestre de 2018, foram R$ 8,3 bi. Distribuíram 1,1bi em dividendos, ou seja destes, 47% foi pro exterior", acrescentou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247