Tereza Cruvinel: política externa de Bolsonaro é a mais aguda das incertezas

A colunista Tereza Cruvinel analisou os fatos políticos que movimentaram a semana em sua coluna desta sábado (15); segundo ela, "entre todas as dúvidas e incertezas que o futuro governo Bolsonaro desperta, as mais agudas vêm da política externa/'; na avaliação de Tereza, "quase todos os movimentos que o presidente eleito faz nesta área alargam as arestas que terão de ser aparadas para evitar danos ao país"

Tereza Cruvinel: política externa de Bolsonaro é a mais aguda das incertezas
Tereza Cruvinel: política externa de Bolsonaro é a mais aguda das incertezas

Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil - Entre todas as dúvidas e incertezas que o futuro governo Bolsonaro desperta, as mais agudas vêm da política externa. Quase todos os movimentos que o presidente eleito faz nesta área alargam as arestas que terão de ser aparadas para evitar danos ao país. Ontem o atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi, expoente do agronegócio, fez severas advertências sobre o risco de um contencioso com os países árabes e a China.

Mas o dia terminou com outra iniciativa preocupante: o anúncio de que Bolsonaro irá ao fórum de Davos em janeiro, e lá vai anunciar uma revisão do Mercosul antes de prosseguir com as negociações do acordo entre o bloco e a União Europeia. Até onde se sabe, os vizinhos não foram previamente informados, e devem reagir.

Mais cedo Bolsonaro recebeu um telefonema de Maurício Macri, e na conversa combinaram uma visita do presidente argentino em 16 de janeiro.

Foi Macri que divulgou a conversa, e não fez qualquer menção à "revisão do Mercosul", que a equipe de Bolsonaro também não explicou em detalhes. O Mercosul é uma união aduaneira, baseada na existência de uma tarifa externa comum, a TEC. A supressão da TEC (para importações) seria o fim do próprio bloco.

Muito provavelmente, o que o futuro governo deseja rediscutir é a decisão 32/00, pela qual os sócios plenos do Mercosul só podem negociar conjuntamente acordos comerciais – com outros países ou blocos econômicos.

Leia a íntegra do artigo no site do Jornal do Brasil

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247