Tucanos querem limitar votos nas prévias do partido

Caciques do PSDB estudam limitar o universo eleitoral em uma eventual prévia para definir o candidato do partido à Presidência da República em 2018; aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador Aécio Neves, os dois principais nomes na disputa, discutem restringir o voto às lideranças institucionais; objetivo é evitar filiações em massa que possam influenciar o resultado

Tucanos querem limitar votos nas prévias do partido
Tucanos querem limitar votos nas prévias do partido

247 - Caciques do PSDB estudam limitar o universo eleitoral em uma eventual prévia para definir o candidato do partido à Presidência da República em 2018. Aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador Aécio Neves, os dois principais nomes na disputa, discutem restringir o voto às lideranças institucionais, diz reportagem do Valor

"Para evitar filiações em massa para influenciar no resultado, os deputados Marcus Pestana (MG) e Eduardo Cury (SP) passaram a defender que o colégio eleitoral das prévias seja composto apenas pelas lideranças - parlamentares, governadores, prefeitos, vereadores e presidentes de diretórios.

A decisão sobre a candidatura, dizem, não pode ficar restrita à cúpula do partido nem nas mãos de um grupo volúvel e com convivência partidária. Lembram que o colégio eleitoral com todos os filiados fica mais sujeito a denúncias de uso da máquina pública, como ocorre nas próprias disputas internas tucanas.

"O processo de filiação partidária, não só no PSDB, é de baixa qualidade. Não há vida orgânica nos partidos", diz Pestana. O tucano vê dois modelos alternativos: a participação de toda a população interessada, como nas prévias americanas - "o que o Brasil ainda não está maduro o suficiente para realizar" -, ou um colégio restrito, só com filiados que têm participação ativa na vida da sigla.

Cury, que faz parte da executiva nacional, diz que o colégio mais restrito mobilizaria mais o partido. "Isso garantiria a democracia interna, mas com um voto de qualidade", diz. O eleitorado seria composto por cerca de 10 mil filiados em todo o país."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247