Um ano de morte de Ana Fonseca, criadora do Bolsa Família

A ex-coordenadora do programa Bolsa Família e uma de suas idealizadoras, Ana Fonseca, será homenageada pelo Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social, que acontece na rede social Facebook; hoje, 25 de março, completa-se um ano de morte da pesquisadora; Ana Fonseca atuou junto às mais importantes experiências em políticas de transferência de renda no Brasil, América Latina e África; foi responsável pela implantação dos programas Renda Mínima (São Paulo, 2001), Bolsa Família (Brasil, 2003/2004) e pelo Plano Brasil Sem Miséria (2011)

Um ano de morte de Ana Fonseca, criadora do Bolsa Família
Um ano de morte de Ana Fonseca, criadora do Bolsa Família

247 - A ex-coordenadora do programa Bolsa Família e uma de suas idealizadoras, Ana Fonseca, será homenageada pelo Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social, que acontece na rede social Facebook. Hoje, 25 de março, completa-se um ano de morte da pesquisadora. Ana Fonseca atuou junto às mais importantes experiências em políticas de transferência de renda no Brasil, América Latina e África. Foi responsável pela implantação dos programas Renda Mínima (São Paulo, 2001), Bolsa Família (Brasil, 2003/2004) e pelo Plano Brasil Sem Miséria (2011).

Ana também atuou junto a organismos internacionais. Por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acompanhou in loco os programas nacionais de transferência de renda no Chile, Colômbia, El Salvador, Nicarágua, Paraguai, Uruguai, Honduras, México, Panamá, República Dominicana, na América Latina, e Cabo Verde, na África.

A partir de hoje (25/03) está no ar o Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social, no Facebook. A data é simbólica – 1 ano da morte de Ana Fonseca, ex-coordenadora do programa Bolsa Família – e a homenagem inclui também o site www.anafonseca.com.br que irá ao ar em breve. A iniciativa conta com o apoio de pesquisadores, gestores e técnicos – brasileiros e estrangeiros – que trabalharam com Ana ao longo dos anos, e da legião de amigos que ela despertou em sua trajetória.

O objetivo do fórum no Facebook é criar um espaço para o monitoramento e debate das políticas sociais, em geral, com ênfase nos programas de transferência de renda – especialmente o Bolsa Família. A recessão e desemprego, a reforma da Previdência, os cortes orçamentários nas políticas sociais e o consequente crescimento da pobreza e extrema pobreza são a razão de ser dessa iniciativa que se inspira no legado de Ana Fonseca.

Associado ao fórum virtual será lançado, em breve, o site www.anafonseca.com.br que além de oferecer todas as informações sobre a vida e obra da homenageada, será também um repositório de informações na área de transferência de renda no Brasil e no mundo.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247