Vale inicia evacuação em Barão de Cocais-MG, diante de risco iminente

A mineradora Vale iniciou evacuação de emergência em Barão de Cocais (100 km de Belo Horizonte) na madrugada desta sexta-feira (8); 500 pessoas serão realocadas até o fim da operação; a Agência Nacional de Mineração (ANM) obrigou a implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) após empresa de consultoria negar a estabilidade da estrutura; os moradores foram evacuados por ônibus da mineradora e outros veículos para o Ginásio de Esportes da cidade

Vale inicia evacuação em Barão de Cocais-MG, diante de risco iminente
Vale inicia evacuação em Barão de Cocais-MG, diante de risco iminente (Foto: Adriano Machado/Reuters)

247 - A mineradora Vale iniciou evacuação em Barão de Cocais (MG) — a 100 km de Belo Horizonte — na manhã desta sexta-feira (8). 500 pessoas serão realocadas até o fim da operação. A Agência Nacional de Mineração (ANM) obrigou a implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) após empresa de consultoria negar a estabilidade da estrutura. A Prefeitura de Barão de Cocais explicou que os moradores da comunidade do Socorro e adjacências foram evacuados por ônibus da mineradora e outros veículos para o Ginásio de Esportes da cidade.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "de acordo com a mineradora, as inspeções na barragem estão sendo intensificadas e a evacuação é uma medida é preventiva. A ação foi tomada duas semanas após a barragem da mina do Córrego do Feijão se romper em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte."

A matéria ainda informa: "nesta quinta-feira (7), o número de mortos no desastre de Brumadinho chegou a 157. Há ainda outras 182 pessoas desaparecidas entre funcionários da mineradora e moradores da região. Do total de vítimas, 134 já foram identificadas."

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247