Vale tem 55 barragens com elevado potencial de risco

Conforme dados oficiais da Agência Nacional de Águas (ANA), a mineradora Vale tem 175 barragens, das quais 56 estão na categoria de "alto dano potencial associado"; a classificação da ANA avalia as possíveis perdas de vidas humanas e os prejuízos sociais, econômicos e ambientais em caso de rompimento; era nesta categoria que se encontrava a barragem de Brumadinho (MG); até aqui são 84 mortos e 276 desaparecidos

Vale tem 55 barragens com elevado potencial de risco
Vale tem 55 barragens com elevado potencial de risco (Foto: Ricardo Stuckert)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247Conforme dados oficiais da Agência Nacional de Águas (ANA), a mineradora Vale tem 175 barragens, das quais 56 estão na categoria de "alto dano potencial associado". A classificação da ANA avalia as possíveis perdas de vidas humanas e os prejuízos sociais, econômicos e ambientais em caso de rompimento. Era nesta categoria que se encontrava a barragem de Brumadinho (MG) que se rompeu na sexta-feira (25). Até aqui são 84 mortos e 276 desaparecidos.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "o número de reservatórios de alto dano potencial da Vale supera o de barragens que a empresa anunciou nesta terça (29) que serão fechadas. O número de reservatórios de alto dano potencial da Vale —51 em Minas e seis no Pará— supera o de barragens que a empresa anunciou nesta terça (29) que serão fechadas. Segundo o presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, as dez barragens a montante da companhia, todas em Minas, serão encerradas. Por esse modelo, o reservatório é feito em "degraus" erguidos à medida que a quantidade de rejeitos aumenta."

E acrescenta: "o desenho foi usado em Brumadinho e em Mariana (MG), e, embora mais barato, é considerado o menos seguro. 'É um plano definitivo, para não deixar dúvida de que todo o sistema da Vale está absolutamente seguro', disse Schvartsman. A estrutura de Brumadinho já estava inativa quando a tragédia ocorreu, mas ainda acumulava rejeitos de minério de ferro. Os dados de classificação das barragens foram divulgados pela ANA no final do ano passado com informações relativas a 2017. Além do dano potencial, a agência informa qual é o risco de incidentes em cada estrutura avaliada, de acordo com características técnicas e de conservação."

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247