Veja o projeto de destruição da educação no Brasil

A educação pode ficar cada vez mais refém das organizações privadas; o corte de verbas em universidades públicas anunciado pelo ministro Abraham Weintraub é um indicativo de que o governo pretende esvaziar de credibilidade as instituições públicas de ensino; Veja um roteiro da destruição da educação no país em sete pontos

Veja o projeto de destruição da educação no Brasil
Veja o projeto de destruição da educação no Brasil (Foto: Marcelo Camargo - ABR)

247 - A agenda neoliberal que voltou com força em 2016, após o golpe contra Dilma Rousseff, e atualmente é tocada pelo presidente Jair Bolsonaro pode deixar o sistema educacional cada vez mais refém das organizações privadas. O corte de verbas em universidades públicas anunciado pelo ministro Abraham Weintraub é um indicativo de que o governo pretende esvaziar de credibilidade as instituições públicas de ensino e abrir espaço para privatizações na educação. Veja um roteiro da destruição da educação no país em sete pontos:

1) CNE foi totalmente aparelhado por empresários que representam as instituições privadas, e deixaram de ser espaços de participação e de diálogo com a sociedade.

https://exnepe.org/2018/12/08/cne-aprova-bncc-na-surdina/

2) Fórum do Ensino Superior a mando das principais entidades que representam as instituições particulares de ensino estão jogando pesado contra aqueles que se opuserem aos seus interesses.

https://www.forumensinosuperior.org.br/noticias/item/entidades-de-educacao-superior-processam-conselhos-que-vetam-ead

3) ABMES também está fazendo lobby desde antes da posse.

https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3204/abmes-entrega-a-ricardo-velez-rodriguez-propostas-para-a-educacao

4) Desde janeiro, o MEC enviou 120 processos de credenciamento de novas Instituições de Ensino Superior (IES) ao conselho. O número é cerca 70% maior do que no mesmo período de janeiro a abril de 2018 e 2017 – quando o ministério encaminhou 71 e 72 processos, respectivamente.

https://www.forumensinosuperior.org.br/noticias/item/secretario-da-educacao-superior-do-mec-e-nomeado

5) Bolsonaro já na campanha defendeu EAD desde o ensino fundamental e o "voucher" para ensino superior.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/01/politica/1541111385_565042.html

6) Salim Mattar que está a frente da Secretaria Estadual de Desestatização e Desinvestimento vai trabalhar dia e noite para acabar com qualquer serviço público. 

https://exame.abril.com.br/economia/meta-para-2019-e-gerar-r-20-bi-com-privatizacoes-diz-salim-mattar/

https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/01/responsavel-por-privatizacoes-salim-mattar-investiu-quase-rdollar-3-milhoes-na-eleicao/

7) Tudo sendo seguido à risca sob a cartilha dos Chicago Boys e do FED, sob orientação de Paulo Guedes, cuja irmã Elizabeth Guedes representa, nada mais nada menos que a, ANUP Associação Nacional das Universidades Privadas.

http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/o-parentesco-desastroso-para-a-educacao/?fbclid=IwAR2tcWDWwJiNmhZQe-5Trt00-GKGshKxv7fia2VFZoRgSQkKkR1LIbZKYiE

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247