CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Venda do pré-sal compromete produção da Petrobras, dizem geólogos

Caso o projeto de lei que autoriza a venda de 70% da participação da Petrobrás na cessão onerosa seja aprovado pelo Senado após o recesso parlamentar, os impactos sobre a população e também sobre a Petrobras serão grandes, alerta a diretora do Sindipetro-RJ e conselheira da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Patrícia Laier; "Considero vergonhoso que no Congresso Nacional seja feita uma proposta dessa. Porque ela vai prejudicar a própria União, que ainda é a maior acionista da Petrobras", afirma

Venda do pré-sal compromete produção da Petrobras, dizem geólogos (Foto: Stéferson Faria/Agência Petrobras)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Caso o projeto de lei que autoriza a venda de 70% da participação da Petrobrás na cessão onerosa seja aprovado pelo Senado após o recesso parlamentar, os impactos sobre a população e também sobre a Petrobras serão grandes, alerta a diretora do Sindipetro-RJ e conselheira da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Patrícia Laier.

Em uma longa entrevista ao site Petronotícias, em conjunto com o também geólogo Luciano Seixas Chagas, Patricia destaca que ceder a participação da Petrobras é como "sorteio de um bilhete premiado", já que todos os testes de longa duração e os programas de exploração já foram elaborados pela estatal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, também existe o fato das reservas serem estratégicas quando se observa que em nível global há uma queda na descoberta de campos de petróleo desta magnitude. Luciano, por sua vez, observa que a cessão onerosa auxiliaria o Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, a reduzir a dependência de fertilizantes.

"No pré-sal, não teremos poços secos ou subcomerciais, pois estes poderão ser inteiramente aproveitados para produzir os sais (fertilizantes) por dissolução – tecnologia bastante usada no mundo", diz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu considero vergonhoso que no Congresso Nacional seja feita uma proposta dessa. Porque ela vai prejudicar a própria União, que ainda é a maior acionista da Petrobrás. A estatal pagou pelo direito de produzir na cessão onerosa e ainda tem a questão do excedente da cessão onerosa (ECO). Na questão do ECO, nas áreas de Franco/Búzios, Entorno de Iara, Florim/Itapu e Nordeste de Tupi/Sépia, a Petrobrás ofereceu um percentual do excedente em óleo para a União bastante elevado quando comparados aos oferecidos pelas multinacionais nos recentes leilões do pré-sal, que tiveram propostas vencedoras com o percentual mínimo exigido", afirma Patricia.

Leia a íntegra da entrevista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO