CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Vitória de Biden pode mudar discurso bolsonarista em política externa

A iminente vitória de Joe Biden nos Estados Unidos tira do presidente Jair Bolsonaro seu principal aliado de extrema direita na arena mundial e pode levar o governo brasileiro fazer algumas correções na política externa

Bolsonaro, Biden e Trump (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Diplomatas experientes avaliam que Jair Bolsonaro poderá fazer alguns ajustes em sua política externa, embora não se possa esperar uma guinada.

Segundo diplomatas ouvidos pela Reuters, Bolsonaro terá que baixar o tom da crítica aos democratas - chamados de “comunistas” por muitos de seus apoiadores - porque não é viável uma relação de conflito aberto com o governo da maior potência mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O Brasil nunca criticou abertamente um governo americano, seja em governos de direita ou de esquerda. Isso simplesmente não se faz”, disse um diplomata, na condição de anonimato.

Apesar de manter clara sua preferência pela reeleição de Trump, nesta sexta-feira (6), Bolsonaro já admitiu que Trump “não é o homem mais importante do mundo”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fontes ouvidas pela Reuters admitem que temas como fim do multilateralismo e ataques à globalização, sempre presentes no discurso do chanceler Ernesto Araújo, não farão nenhum sucesso com um governo democrata. 

O próprio chanceler, que já escreveu um artigo em que dizia que Trump era o único capaz de salvar a cultura ocidental, pode ser uma baixa na tentativa do governo brasileiro de estabelecer algum diálogo com um governo Biden.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns aliados de Bolsonaro colocam a substituição do chanceler como uma medida necessária para iniciar uma relação mais pragmática com um governo democrata. Bolsonaro, no entanto, tende a resistir a imposições pragmáticas do tipo, especialmente pelo fato de Araújo ter a amizade de seus filhos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO