Zeca Dirceu questiona: 'Elegem Bolsonaro e me chamam de grosseiro'?

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) falou pelo Brasil ao colar o apelido de Tchutchuca no ministro financista Paulo Guedes, encarregado pelo chamado Mercado e pelo presidente de extrema-direita para liquiidar a previdência social dos pobres; recebeu muitos apoios mas também uma torrente de ataques por parte de direitistas, que falaram através das redes sociais

Zeca Dirceu questiona: 'Elegem Bolsonaro e me chamam de grosseiro'?
Zeca Dirceu questiona: 'Elegem Bolsonaro e me chamam de grosseiro'? (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

247 - O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) falou pelo Brasil ao colar o apelido de Tchutchuca no ministro financista Paulo Guedes, encarregado pelo chamado Mercado e pelo presidente de extrema-direita para liquiidar a previdência social dos pobres; recebeu muitos apoios mas também uma torrente de ataques por parte de direitistas, que falaram através das redes sociais.

A jornalista Mônica Bergamo publica em sua coluna desta sexta-feira (5) declarações do deputado explicando o sentido da expressão: "Eu ouvia a música ["Tchutchuca Vem Aqui Pro Seu Tigrão"] quando era adolescente. Nunca achei ofensiva". E se defende dos ataques: "As pessoas elegem um cara como o [presidente Jair] Bolsonaro e agora me chamam de grosseiro?".

Zeca Dirceu protagonizou na última quarta-feira (3) um episódio marcante, uma discussão com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que acabou levando ao encerramento da sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em que o ministro fazia proselitismo da proposta do governo de liquidar os direitos previdenciários dos pobres. Zeca Dirceu afirmou que o ministro age como "tigrão" em relação a aposentados, idosos e pessoas com deficiência, mas como "tchutchuca" em relação à "turma mais privilegiada do nosso país".

Fora do microfone, Paulo Guedes se dirigiu a Zeca Dirceu e respondeu: "Você não falte com o respeito comigo. Tchutchuca é a mãe, tchutchuca é a vó".

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247