Anvisa decide sobre liberação de autotestes de Covid-19 nesta quarta-feira
Pedido de autorização foi apresentado à Anvisa na semana passada pelo Ministério da Saúde
247 - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reúne na tarde desta quarta-feira (19) para debater a liberação dos autotestes de Covid-19 no Brasil. O pedido de autorização foi apresentado à agência na semana passada pelo Ministério da Saúde. A solicitação da pasta foi feita em meio ao aumento da procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde e da falta dos insumos necessários para a realização dos exames.
"A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos", destacou o ministério na nota técnica enviada à Anvisa para pedir a aprovação dos exames, de acordo com o site R7.
Até o momento, por determinação da Anvisa, a comercialização de testes para serem feitos em casa no Brasil ainda não é permitida. Apenas as farmácias possuem autorização para realizar o procedimento de testagem.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
