CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Brasil já tinha mortes por Covid-19 antes do Carnaval, aponta estudo da Fiocruz

Estudo estima primeira morte no fim de janeiro e transmissão comunitária no início de fevereiro

(Foto: TATIANA FORTES/ GOV. DO CEARA)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com AFP - O vírus do novo coronavírus já circulava pelo Brasil pelo menos desde o início de fevereiro, antes do carnaval e da detecção oficial do primeiro caso, segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo o estudo, a Covid-19 "começou a se espalhar (no país) aproximadamente na primeira semana de fevereiro", 20 dias antes do primeiro diagnóstico oficial em São Paulo e 40 dias antes de que a transmissão comunitária fosse confirmada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o coordenador do estudo na Fiocruz, Gonzalo Bello, a descoberta foi feita graças uma metodologia estatística seguido da testagem retrospectiva de pacientes. 

A organização mirou nas pessoas que morreram em decorrência de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas que ainda não tinham sido diagnosticados no momento do óbito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto países da Europa e da América "observavam os passageiros e confirmavam os primeiros casos importados da Covid-19, a transmissão comunitária (quando já não se é possível rastrear a origem do contágio) já estava acontecendo" no Brasil, explicou a fundação, referência em saúde pública na América Latina.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO