Cientistas suspeitam que Covid-19 pode desencadear diabetes agravar quadros pré-existentes

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rodrigo Moreira, "a hiperglicemia parece comprometer a resposta imune do organismo"

Enfermeira atende paciente da Covid-19 em hospital municipal em São Paulo
Enfermeira atende paciente da Covid-19 em hospital municipal em São Paulo (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rodrigo Moreira, destacou a relação entre o diabetes e o coronavírus. Quem sofre de taxas elevadas de glicemia no sangue fica mais suscetível a ter complicações quando infectado com um vírus. "A hiperglicemia parece comprometer a resposta imune do organismo, dificultando o combate às infecções", afirmou. Os relatos foram publicados na BBC News.

Uma pessoa diabética pode ter piora da saúde por ter o organismo naturalmente inflamado pela doença, quando contraem algum tipo de vírus. O SARS-CoV-2 por si só também gera um processo inflamatório.

"É importante deixar claro que essa consequência é mais comum em quem está com a glicose mal controlada, é obeso e tem outras comorbidades associadas. Por isso é primordial fazer o tratamento corretamente", acrescenta Moreira.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247