Cientistas suspeitam que Covid-19 pode desencadear diabetes agravar quadros pré-existentes
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rodrigo Moreira, "a hiperglicemia parece comprometer a resposta imune do organismo"
247 - O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Rodrigo Moreira, destacou a relação entre o diabetes e o coronavírus. Quem sofre de taxas elevadas de glicemia no sangue fica mais suscetível a ter complicações quando infectado com um vírus. "A hiperglicemia parece comprometer a resposta imune do organismo, dificultando o combate às infecções", afirmou. Os relatos foram publicados na BBC News.
Uma pessoa diabética pode ter piora da saúde por ter o organismo naturalmente inflamado pela doença, quando contraem algum tipo de vírus. O SARS-CoV-2 por si só também gera um processo inflamatório.
"É importante deixar claro que essa consequência é mais comum em quem está com a glicose mal controlada, é obeso e tem outras comorbidades associadas. Por isso é primordial fazer o tratamento corretamente", acrescenta Moreira.