Bola Preta arrasta dois milhões no centro

No maior evento do carnaval do Rio hoje, rainha Desire brlhou forte

Bola Preta arrasta dois milhões no centro
Bola Preta arrasta dois milhões no centro (Foto: FABIO MOTTA/AGÊNCIA ESTADO)

Agência Estado - Uma multidão lota a Avenida Rio Branco (Centro do Rio) para seguir o Cordão da Bola Preta. O tradicional bloco carioca foi um dos primeiros a desfilar no sábado de carnaval. Com fantasias inusitadas, os foliões começaram a se aglomerar antes das 9h, colorindo o centro financeiro da capital fluminense. Embalados por marchinhas e outras canções clássicas de carnaval, cariocas e turistas seguem o carro de som ao longo da avenida.

A expectativa dos organizadores é de reunir mais de dois milhões de pessoas. Bancos e lojas localizados ao longo do trajeto do bloco protegeram suas fachadas com tapumes de madeira às vésperas do desfile, temendo tumultos ou sujeira em suas portas.

Também pela manhã, o bloco Céu na Terra foi às ruas de Santa Teresa, na região central. Foliões aproveitaram a festa para lamentar a desativação do bonde que é símbolo do bairro, parado desde agosto do ano passado, quando um acidente matou seis pessoas.

Valéria Souza _247 - Desirée Oliveira, a Mulata Difícil do “Zorra Total”, brilha no tradicional bloco, que arrastou uma multidão neste sábado 18. A gatinha se emocionou ao receber o convite: “É o bloco que sempre fui desde criança.” A atriz ainda irá representar Gabriela, personagem de Jorge Amado, na Imperatriz Leopoldinense, domingo (20), na Sapucaí.

Sucesso como a Mulata Difícil do humorístico “Zorra Total”, Desirée Oliveira brilha como Rainha do tradicional bloco Bola Preta. A lindinha se emocionou muito ao receber o convite. “É maravilhoso! Porque o Bola é o bloco que sempre fui desde criança, e adoro! No dia da coroação, eu chorei. Porque eu lembrei do meu tio, que participava do bloco e morreu há três anos. Ele me dizia: ‘Um dia, você ainda será Rainha do Bola Preta’. Eu lembrei, não agüentei e chorei. É um bloco muito legal, familiar”, diz a atriz, que está preparando uma surpresa para a sua fantasia. “Promete! É o que posso falar”.

Desirée acredita que foi escolhida para o posto por vários motivos, mas um em especial: por ser original. “Acho que foi por minha naturalidade. Eu sou eu mesma: original. A minha personagem do ‘Zorra’ é do povão. O ‘Zorra’ é do povo. Tudo a ver com o Bola. E eu sou simpática, participativa e gosto de pular carnaval”, enumera ela, que recusou convites para ser Rainha de Bateria. “Disse não para várias escolas. Porque acho que não é o momento para mim. Ser Rainha significa dar o sangue pela escola, ter uma estrutura, muito glamour. É sacrificante. Não é estar ali pela publicidade. Eu bato palmas e admiro quem é Rainha. É muita responsabilidade. Eu não me vejo como Rainha hoje”.

Bom, Desirée pode até não ser Rainha de Bateria neste carnaval, mas ela estará na Sapucaí. A gatinha será destaque do quinto carro da escola Imperatriz Leopoldinense. A bela virá representando Gabriela, famoso personagem da novela de Jorge Amado. “Eu já incorporei totalmente a Gabriela. Eu já me visto no dia a dia como ela, usando vestidos no estilo dela. A filha do Jorge Amado me disse que eu era a própria Gabriela da história do pai dela. Nossa! Eu achei o máximo. Fiquei superfeliz! Eu sou a Gabriela! Não vejo a hora de subir o telhado construído no carro, descer e pegar a pipa. No meu carro, as pessoas ainda verão estátuas de outros personagens do escritor, como de Dona Flor e seus Dois Maridos e a encenação de Tieta”, conta Desirée, que só tem a agradecer: “Todos me receberam superbem na escola: o Max (Lopes, o carnavalesco), a Rainha de Bateria Luiza Brunet, o presidente da agremiação...”

A Imperatriz é a terceira escola a desfilra neste domingo de carnaval (19).

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247