CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Caixa cria sistema de censura prévia para espetáculos da Caixa Cultural

Caixa Econômica Federal criou uma espécie de censura prévia estabelecendo que todos os espetáculos da Caixa Cultural devem ser sancionados pela superintendência da estatal em Brasília e pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Jair Bolsonaro

Agência da Caixa Econômica Federal no centro do Rio de Janeiro. (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Revista Fórum - A Caixa Econômica Federal inaugurou uma nova etapa da censura às artes. Depois da Caixa Cultural anunciar o cancelamento de apresentações sem explicações claras, funcionários do banco público revelam que foi criado um esquema de censura prévia, que estabelece que todos os espetáculos devem ser sancionados pela superintendência da estatal em Brasília e pela Secretaria de Comunicação (Secom) do governo de Jair Bolsonaro, comandada pelo olavista Fabio Wajngarten.

Segundo reportagem de Gustavo Fioratti, da Folha de S. Paulo, os funcionários da Caixa Cultural agora são obrigados a preencher um relatório com “possíveis pontos de polêmica de imagem para a Caixa”, além do histórico das redes sociais dos produtores e participantes das mostras antes de receber autorização.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No documento que a Folha teve acesso o campo das “polêmicas” está descrito assim: “Possíveis riscos de atuação contra as regras dos espaços culturais, manifestações contra a Caixa e contra governo e quaisquer outros pontos que podem impactar”. Outros campos que aparecem na ficha são “histórico do artista nas redes sociais e na internet e participação em outros projetos” e “histórico do produtor nas redes sociais e na internet”. 

Leia a íntegra na Revista Fórum

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO