Como fazer turismo de aventura em São Paulo

Fazer uma viagem para São Paulo nem sempre deve ser para visitar museus, fazer compras em shoppings, passear pelo Ibirapuera, fazer um tour gastronômico ou assistir shows e espetáculos de teatro. 

Como fazer turismo de aventura em São Paulo
Como fazer turismo de aventura em São Paulo (Foto: Cultura)

Fazer uma viagem para São Paulo nem sempre deve ser para visitar museus, fazer compras em shoppings, passear pelo Ibirapuera, fazer um tour gastronômico ou assistir shows e espetáculos de teatro. Aqueles viajantes que gostam do turismo de aventura, poderão encontrar perto de São Paulo e até em São Paulo  mesmo, lugares muito interessantes para viver uma experiência turística diferente. Há muitas opções de diversão para poder curtir com amigos ou em família, sem a necessidade de viajar muito longe da capital do estado e tendo a possibilidade de também curtir a cidade desde outra ótica.

Mergulho, rafting, escalada, passeios diferentes em regiões que ficam perto de São Paulo, são outra forma de turismo. É possível viajar em qualquer companhia área que faça vôos diretos para São Paulo, se hospedar na capital, e de lá, organizar o dia a dia em diversos lugares onde poder dar vazão a essa necessidade de aventura.

São Paulo tem muita área verde, muita paisagem deslumbrante. Lugares que ficam perto da capital e que permitem viajar de manhã e voltar a noite, para curtir um dia de aventura e adrenalina. É só se organizar para poder curtir uma experiência maravilhosa.

Distante aproximadamente a 130 quilômetros da capital do estado de São Paulo, há um lugar especial para praticar esportes radicais: Socorro, a popularmente chamada ‘Cidade Aventura’. Lá também é possível fazer ecoturismo.

Um pouco mais perto, a 100 quilômetros de São Paulo, fica Boituva, a famosa capital do pára-quedismo. Quem deseja se aventurar a esse esporte e a adrenalina que isso provoca, poderá contar com instrutores habilitados e uma infra-estrutura perfeita.  Outra opção são os passeios de balão. A vista lá de cima é espetacular!

Já a 75 quilômetros de São Paulo fica Juquitiba, o destino ideal para praticar canoagem, rapel e tirolesa. Nessa região acontecem importantes campeonatos de rafting.

Mas se você curte a prática de stand-up paddle, é só se locomover uns 40 quilômetros para chegar a Represa de Mairiporã onde poderá fazer essa prática tranquilamente.

Se quiser algo radical, só que um pouco mais longe, o aconselhável é passar dois dias em Piquete, pois fica a 180 quilômetros de São Paulo. Lá poderá fazer escalada, num percurso de quatro horas e dois mil e quatrocentos metros de altura.

Em São Roque, a 60 quilômetros de São Paulo, é possível fazer um turismo de ‘aventura vinícola’: a famosa Estrada do Vinho, de 10 quilômetros de extensão, fica lá, recebendo turistas do mundo todo que chegam para conhecer a boa produção do vinho.

Atibaia, a poço mais de 80 quilômetros de São Paulo, oferece a possibilidade de voar de parapente, provocando muita adrenalina e permitindo a observação da Serra de Itapetininga do alto. Um espetáculo fantástico.

A aproximadamente 110 quilômetros de São Paulo se localiza Pedra Bela, o lugar ideal para os amantes da tirolesa, porque lá fica a maior tirolesa do continente americano, com 1900 metros de extensão e uma altura de 130 metros do chão.

Campinas fica a uns 100 quilômetros da capital paulista e é o destino ideal para quem gosta de andar de quadriciclo, porque lá há estradas de terra, trilhas e tudo o que é necessário para viver uma grande aventura sobre rodas superando obstáculos.

Fazer turismo de aventura é querer viver uma experiência com adrenalina e muita ação; mas sempre dentro de parâmetros seguros. Seja uma prática por terra, por água ou por ar, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Também é necessário ter um bom preparo físico e muita coragem!

Cada vez há mais turistas procurando atividades de aventura, tanto brasileiros quanto estrangeiros, todos querendo aproveitar o contato com a natureza. Procurando São Paulo como o porto seguro, todas as localidades mencionadas ficam perto para ir e vir no mesmo dia e, assim, poder tirar proveito também da capital paulista, que oferece aos seus visitantes uma gastronomia deliciosa, tanto com pratos típicos locais quanto com pratos da culinária internacional.

Depois de um dia carregado de aventuras, adrenalina, muito movimento e ação, não é uma boa idéia voltar sempre para a capital, para receber o conforto de um bom prato na mesa de jantar?

Conheça a TV 247

Mais de Cultura

Ao vivo na TV 247 Youtube 247