Como os jogos podem desenvolver suas habilidades para a vida profissional

Habilidades relacionadas ao trabalho podem ser desenvolvidas a partir de atividades simples, como a prática de jogos, que, além de ser algo que nos ajuda a relaxar, também nos incentiva a trabalhar em grupo e a sermos mais estratégicos.

Habilidades relacionadas ao trabalho também podem ser desenvolvidas a partir de atividades simples, como a prática de jogos
Habilidades relacionadas ao trabalho também podem ser desenvolvidas a partir de atividades simples, como a prática de jogos

Muitas pessoas acreditam que para desenvolver suas habilidades profissionais é preciso ingressar em cursos. Apesar de serem um bom recurso para essa finalidade, programas de formação educacional não são a única opção. Habilidades relacionadas ao trabalho também podem ser desenvolvidas a partir de atividades simples, como a prática de jogos, que, além de ser algo que nos ajuda a relaxar, também nos incentiva a trabalhar em grupo e a sermos mais estratégicos.

Confira a seguir alguns dos jogos que podem ser utilizados para ajudar profissionais de todas as áreas a progredir em suas carreiras.

LEGENDA: Como Ser Criativo no Trabalho, por Charles Watson | Philos TV

Jogos de tabuleiro

Uma das melhores maneiras de desenvolver habilidades para o mercado de trabalho é por meio dos jogos de tabuleiro, pois eles desenvolvem não apenas a criatividade, mas também a memória e a agilidade, dentre outros tipos de competência capazes de colocar um profissional à frente dos demais ao concorrer às melhores vagas de emprego.

Diante da crise que o Brasil enfrenta no momento atual, principalmente levando-se em conta o desemprego e o fato de sete em cada dez brasileiros terem cortado o orçamento, é fundamental que quem está no mercado de trabalho busque constantemente se desenvolver.

Um dos jogos de tabuleiro mais comentados do momento é o Dixit, que, aliás, foi visto nas mãos das jogadoras da Seleção Feminina de Futebol durante a Copa do Mundo que aconteceu recentemente na França. Para jogá-lo, cada pessoa recebe algumas cartas, que os demais jogadores não sabem quais são. O jogador da vez deve contar uma história – pode ser uma música, uma poesia, uma rima – que trace um paralelo entre a carta e a narrativa contada para que os demais tentem adivinhar de qual carta se trata. Parece simples, mas não é, já que, no momento em que o jogador dá a dica sobre a sua carta, ele precisa fazer com que apenas um dos oponentes acerte qual ela é, evitando que todos acertem.

Naturalmente, é um jogo que exige muita criatividade, habilidade fundamental para o mercado de trabalho nos dias atuais. Estudos indicam que o cérebro de pessoas criativas e originais funciona de maneira diferente do dos demais, com padrões distintos de conexões neurais. No entanto, isso não significa que, ao longo da vida, a originalidade não possa progredir ou que o cérebro não possa ser treinado para tal em determinadas áreas.

Outro jogo de tabuleiro que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho é o xadrez, que é uma das atividades que mais contribuem para a melhora da concentração, da criatividade e da memória.

LEGENDA: Eric Kandel Criatividade, seu cérebro e o momento AHA!

Jogos de baralho

Os jogos de baralho tradicionais, como canastra, buraco, pôquer, dentre outros, também constituem atividades que colaboram para o aperfeiçoamento das habilidades profissionais, uma vez que são excelentes para auxiliar no desenvolvimento da concentração e de uma mente estratégica. Além disso, eles também colaboram com a melhora de nossas habilidades de socialização, já que são tradicionalmente jogados entre várias pessoas.

Um dos jogos de baralho que mais podem colaborar com o desenvolvimento de habilidades profissionais e ajudar as pessoas a serem mais flexíveis diante das mudanças no trabalho é o blackjack, cujo universo serviu de inspiração para o filme Quebrando a banca, disponível na Netflix. Esse jogo tem diversas variações e pode ser jogado presencialmente ou online. Jogos online como o blackjack da Betway, têm se tornado cada vez mais populares e estudos demonstram que eles melhoram a qualidade de vida, além de aprimorarem nossas capacidades cognitivas, ocasionando progressos ao raciocínio e à aprendizagem verbal. Sid Patil, um dos estudantes do grupo do MIT que serviu de inspiração para o supracitado filme e que atualmente é um renomado cientista de dados da Pandora, famosa rádio online dos Estados Unidos, é uma prova disso. De acordo com ele, o blackjack o ensinou a ser uma pessoa mais flexível. E essa qualidade, tanto no mundo dos negócios quanto na vida em geral, é valiosa, já que passarmos por mudanças é inevitável.

Jogos de videogame

Os jogos de videogame são uma das grandes paixões dos brasileiros, e não é à toa que o mercado tem crescido muito no país. Para se ter uma ideia, o número de estúdios para o desenvolvimento de games aumentou de 142 para 375 em apenas 5 anos. Nem a crise atual, em que 64% das famílias brasileiras estão endividadas, tem barrado o crescimento desse setor.

Atualmente as empresas buscam cada vez mais por pessoas que gostem de jogar no dia a dia, já que esse é um sinal de que exercitam habilidades que podem empregar de maneira eficiente no trabalho.

Um dos jogos de videogame que mais desenvolve as habilidades dos usuários para o mercado de trabalho é o Final Fantasy, jogo que mistura ficção científica, ação e fantasia e que requer bastante paciência e atividades repetitivas até que você consiga ser recompensado. Assim também acontece no mercado de trabalho.

Além disso, muitos jogos de videogame também promovem o desenvolvimento da empatia, uma das características mais buscadas pelas empresas atualmente, visto que, para qualquer trabalho em equipe que seja desenvolvido, é fundamental que as pessoas tenham a capacidade de se colocar no lugar umas das outras.

O mercado de trabalho atual valoriza muito habilidades sobre as quais há algum tempo não se tinha tanto conhecimento da importância de seu significado, como é o caso da empatia. Por isso, é relevante que um profissional busque conhecer e desenvolver essas habilidades, para assim estar mais preparado perante a concorrência. E praticar jogos é uma forma de atingir esse objetivo.

Por agência digital emarket

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247