Direita invade concurso literário do Itaú Cultural

O Itaú Cultural abriu inscrições para um concurso literário voltado para estudantes ou autores em início de carreira; o regulamento, no entanto, chamou a atenção de participantes e de especialistas em crítica literária; chamado "Repertório de Utopias", o concurso tentou vetar, no item 10 de seu edital, que os textos selecionados atentassem "contra a moral e os bons costumes" — exigência inédita em seleções do tipo

Direita invade concurso literário do Itaú Cultural
Direita invade concurso literário do Itaú Cultural

247 - O Itaú Cultural abriu inscrições para um concurso literário voltado para estudantes ou autores em início de carreira. O regulamento, no entanto, chamou a atenção de participantes e de especialistas em crítica literária. Chamado "Repertório de Utopias", o concurso tentou vetar, no item 10 de seu edital, que os textos selecionados atentassem "contra a moral e os bons costumes" — exigência inédita em seleções do tipo.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "o concurso visa selecionar textos para um antologia de contos, crônicas ou poemas que criassem utopias — a ideia, diz a apresentação, é ir contra a alegada tendência de distopias na literatura."

"Questionada sobre a regra (...) a instituição disse que foi um equívoco e já alterou o regulamento disponível no site. Com isso, ficaram apenas os vetos que incluem plágio, ofensa a religiões e propaganda eleitoral, além de opinião político-partidária. As inscrições vão até 1º/3."

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247