Documentário 'Onde está você' sobre João Gilberto estreia nesta semana

O Documentário "Onde Está Você" do cineasta suíço Georges Gachot estreia essa semana no circuito alternativo de cinema; a película é sobre a vida do cantor João Gilberto, ícone da canção brasileira que, aos 87 anos, enfrenta questões judiciais com relação a direitos autorais e interdição; segundo o crítico Luiz Carlos Merten, o filme acerta justamente por não entrar na questão do imbróglio judicial; Gachot valoriza a arte de João Gilberto, com registros de apresentações históricas e cenas soltas de tocaia cinematográfica para tentar captar imagens do recluso artista

Documentário 'Onde está você' sobre João Gilberto estreia nesta semana
Documentário 'Onde está você' sobre João Gilberto estreia nesta semana (Foto: RAFAEL ANDRADE)

247 - O Documentário "Onde Está Você" do cineasta suíço Georges Gachot estreia essa semana no circuito alternativo de cinema. A película é sobre a vida do cantor João Gilberto, ícone da canção brasileira que, aos 87 anos, enfrenta questões judiciais com relação a direitos autorais e interdição. Segundo o crítico Luiz Carlos Merten, o filme acerta justamente por não entrar na questão do imbróglio judicial. Gachot valoriza a arte de João Gilberto, com registros de apresentações históricas e cenas soltas de tocaia cinematográfica para tentar captar imagens do recluso artista.

Merten, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, contextualiza a obra de Gachot: "autor de belos documentários sobre grandes figuras da MPB, o suíço Georges Gachot sempre contava com uma falha em seu currículo. Como fazer um filme sobre o recluso João Gilberto? Como encontrar (e entrevistar) um homem que não quer ser encontrado? Gachot descobriu o livro Ho-Ba-La-Lá, do alemão Marc Fischer – publicado em 2011 pela Cia. das Letras – e fez Onde Está Você, João Gilberto?"

Dono de um texto crítico cirúrgico e sensível, Merten acrescenta que: "o filme segue a estrutura do livro. Gachot, como o próprio Fischer, segue a trilha do mítico artista. Entrevista pessoas chegadas a ele, faz tocaias em locais em que João pode aparecer. E apresenta momentos únicos dessa carreira extraordinária – João Gilberto cantando, daquele jeito que só ele sabe, Menino do Rio em Montreux."

O crítico ainda celebra a estreia do documentário: "Onde Está Você...? é lindo, e muito dessa beleza vem da recusa de Gachot de incorporar as recentes disputas judiciais envolvendo o artista e seus familiares (ou herdeiros/as). O Rio que ele mostra também não é o da bandidagem, das balas perdidas e das ocupações militares. É um Rio mítico como aquele que viu nascer a bossa nova, de quem João Gilberto talvez tenha sido o mais legítimo representante."

Onde Está Você, João Gilberto?’, de Georges Gachot, é sobre o Brasil

Onde Está Você, João Gilberto? 

(Suíça, Ale.,Fr./2018, 107 min.)

Dir. Georges Gachot. Com Georges Gachot, Miúcha, João Donato


Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247