Documentário retrata contrastes do Brasil no processo de impeachment

Com lançamento simultâneo no Cinebancários, em Porto Alegre, e pelo YouTube, em parceria com a TV 247, o filme dirigido por Boca Migotto apresenta uma visão diferente daquela que venceu a disputa política e destituiu a primeira mulher eleita presidente do Brasil, com opiniões de professores e cientista políticos, além de diversas pessoas da sociedade civil; divulgação será em 24 de agosto, data da morte de Getúlio Vargas

Documentário retrata contrastes do Brasil no processo de impeachment
Documentário retrata contrastes do Brasil no processo de impeachment

Confrontando a postura e o perfil dos parlamentares no dia da votação, o documentário Já Vimos Esse Filme expõe depoimentos de diversas pessoas da sociedade civil sem mandatos político-partidários, nas cidades de Porto Alegre e Brasília, em relação ao dia 17 de abril de 2016, data que só o tempo dirá como entrará para a história. Dirigido por Boca Migotto (Pra ficar na história, 2017, e Filme sobre um Bom Fim, 2015, entre outros), o filme coloca no centro do debate questões como o sistema eleitoral brasileiro, a corrupção, a operação Lava-Jato, os interesses econômicos e ideológicos, o preconceito e os papéis da grande mídia, do Poder Judiciário, do Ministério Público e das redes sociais no contexto do impeachment.

O trabalho pretende trazer uma visão diferente daquela que venceu a disputa política e destituiu a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Ele retrata a divisão do país representada pelo muro colocado no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia da votação pela Câmara Federal, o centro urbano e a periferia diante da incerteza política, e a comparação com a situação política em 1954 (com Getulio Vargas) e em 1964 (com João Goulart). O lançamento do documentário acontecerá no dia 24 de agosto de 2018, às 21h, de forma simultânea no Cinebancários, em Porto Alegre, na Casa da Democracia, em Curitiba, no Youtube, no portal Brasil 247 e na Mídia Ninja. A data marca a morte de Getulio Vargas, em 1954.

Produzido por um coletivo interdisciplinar em defesa da soberania popular, Já Vimos Esse Filme não tem propósito lucrativo. Todos os valores eventualmente obtidos em decorrência da exibição da obra serão revertidos a pessoas jurídicas de natureza não comercial. De acordo com os produtores, a motivação para a realização do documentário é registrar para as gerações presentes e futuras as semelhanças entre os golpes políticos ocorridos no Brasil e a fragilidade da formação democrática da sociedade brasileira.

Lançamento simultâneo em 24 de agosto de 2018, às 21h, nos seguintes locais:

- Cinebancários, em Porto Alegre (Rua General Câmara, 424)
- Casa da Democracia, em Curitiba
- Youtube.com – Documentário Já Vimos Esse Filme
- Brasil 247 – no YouTube e no Facebook
- Mídia Ninja – www.facebook.com/MidiaNINJA

Para mais informações sobre o documentário Já Vimos Esse Filme, acesse:

Facebook: www.facebook.com/javimosessefilme
Instagram: @javimosessefilme
Trailer: 

 

Já Vimos Esse Filme (longa-metragem, 78 minutos)

Produção: Ricardo Só de Castro e Christina Dias
Produção executiva: Glauco Urbim
Diretora de Produção: Mariana Mêmis Müller
Desenho de som e mixagem: Augusto Stern e Fernando Efron
Montagem: Drégus de Oliveira
Roteiro: Boca Migotto e Drégus Oliveira
Direção: Boca Migotto

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247