CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Erdogan diz que Nobel recompensa violações de direitos humanos ao premiar Handke

“Dar o Prêmio Nobel de Literatura a um racista, que nega o genocídio na Bósnia e defende criminosos de guerra não terá outro significado além de recompensar violações de direitos humanos", disse Erdogan sobre premiação de Peter Handke

Peter Handke (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O presidente turco, Tayyip Erdogan, acusou a academia do Nobel nesta terça-feira de recompensar violações de direitos humanos ao conceder o prêmio de Literatura a Peter Handke, que é criticado por apoiar o falecido líder sérvio Slobodan Milosevic.

A Turquia disse que fará coro a Albânia e Kosovo boicotando a cerimônia de premiação do Nobel para protestar contra a escolha da academia pelo austríaco Handke.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Dar o Prêmio Nobel de Literatura a um racista, que nega o genocídio na Bósnia e defende criminosos de guerra, no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, não terá outro significado além de recompensar violações de direitos humanos”, disse Erdogan.

A decisão da academia foi amplamente criticada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Handke, hoje com 77 anos, expressou apoio a Milosevic e falou em seu funeral em 2006 depois que ele morreu na prisão em meio a um julgamento no tribunal de crimes de guerra da Organização das Nações Unidas (ONU).

Milosevic foi acusado de crimes de guerra ligados às atrocidades e à faxina étnica cometidas por forças sérvias na Bósnia, na Croácia e no Kosovo durante as guerras dos anos 1990 desencadeadas pela desintegração da Iugoslávia federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na sexta-feira, Handke desconsiderou perguntas sobre seu apoio a Milosevic. Nesta terça-feira, ele receberá o prêmio equivalente a 935 mil dólares e mais tarde comparecerá ao tradicional banquete do Nobel.

Handke é o autor de “The Goalie’s Anxiety at the Penalty Kick” e “Slow Homecoming”, entre outros livros, e também coescreveu o roteiro do filme criticamente aclamado “Asas do Desejo”, de 1987.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO