Gaúcho e judeu, Moacyr Scliar foi universal

Escritor, que morreu h exatamente um ano, utilizou habilmente de elementos fantsticos para descrever inquietaes humanas

Gaúcho e judeu, Moacyr Scliar foi universal
Gaúcho e judeu, Moacyr Scliar foi universal (Foto: Divulgação)

Lucas Reginato _247 - No dia 27 de fevereiro de 2011 o Brasil perdeu um de seus principais escritores. Moacyr Scliar, vítima de uma falência múltipla nos órgãos, ficou conhecido particularmente como um autor gaúcho e judeu, mas sua obra alcançou todo o País, chegando até mesmo a conhecer relativo sucesso no exterior.

Formado em medicina, começou sua carreira nas letras registrando aquilo que via no seu cotidiano, estreando em 1962 com Histórias de Médico em Formação. Logo deixou a realidade para se aventurar por ficções e foi bem-sucedido em diversas obras como A Orelha de Van Gogh, reunião de contos, e A Majestade do Xingu.

Acabou ficando conhecido por utilizar de forma primorosa de relatos fantasiosos para remeter a situações da vida real. Em Um Centauro no Jardim, por exemplo, utiliza de elementos místicos para contar a vida de um jovem judeu com dificuldades de encontrar sua verdadeira identidade. A obra foi listada entre os 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos, pelo National Yiddish Book Center, dos Estados Unidos.

Moacyr Scliar escrevia com facilidade e lançava livros constantemente. Colecionou prêmios durante seus 73 anos – foram três Jabutis: Em 1988 na categoria Contos/Crônicas/Novelas com O Olho Enigmático; em 1993 como Melhor Romance por Sonhos Tropicais, e em 2009 com o Romance Manual da Paixão Solitária.

Sua eleição para a Academia Brasileira de Letras, em 2003, foi recebida com especial festa no Rio Grande do Sul, onde o escritor viveu durante toda a sua vida. Em seu discurso de posse, ele não deixou de agradecer, e ressaltou: “para mim, está claro que aqui estou representando a literatura gaúcha. Sou apenas um dos numerosos nomes que integram a extensa lista daqueles que fazem do Estado do Rio Grande do Sul o cenário e a motivação para sua literatura”.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247