CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Governo mascara números de bolsas no exterior

Ministério da Educação passou a computar entre os alunos do Ciência sem Fronteiras, programa internacional de estudos, os bolsistas regulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão de incentivo à pesquisa; presidente Dilma Rousseff prometeu enviar 101 mil estudantes para o exterior até 2015 – em fevereiro, a parcela chegou a 22,6 mil 

Governo mascara números de bolsas no exterior (Foto: Roberto Stuckert Filho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Há pelo menos um mês e meio, o Ministério da Educação passou a computar entre os alunos do Ciência sem Fronteiras, programa de estudo no exterior, os bolsistas regulares da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de incentivo à pesquisa.

Segundo a Folha, no comunicado, a Capes alega que a migração é para "fins operacionais", "com o objetivo de oferecer isonomia no tratamento dispensado aos seus beneficiários".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lançado em 2011, o Ciência sem Fronteiras foi uma das promessas pessoais da presidente Dilma, que estabeleceu a meta de enviar 101 mil bolsistas para o exterior até 2015.

O objetivo foi considerado irrealista: antes do programa, tinha cerca de 4 mil bolsistas. Até fevereiro, já haviam sido concedidas 22.646 bolsas do Ciência sem Fronteiras, das quais 19.601 começaram a ser pagas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As bolsas regulares e o Ciência sem Fronteiras oferecem remuneração semelhante, mas a seleção e a aceitação internacional são diferentes. O programa também engloba uma parcela menor das áreas de conhecimento, ao praticamente excluir as ciências humanas.

O programa está sob responsabilidade de Aloizio Mercadante (Educação), que aspira concorrer ao governo paulista ou assumir a Casa Civil em 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO