CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Série do fotógrafo Eduardo Matysiak revela humanidade em vigília

O fotógrafo Eduardo Matysiak produziu uma série de imagens com os trabalhadores mobilizados na Vigília Lula Livre, em Curitiba; Matysiak aproximou sua lente das pessoas acampadas e, na linha do registro humanizado, dotado da estética contrastiva e contundente do testemunho histórico, eternizou a capacidade de mobilização democrática e pacífica que traduz uma das faces mais aguerridas e comoventes do povo brasileiro  

Série do fotógrafo Eduardo Matysiak revela humanidade em vigília
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O fotógrafo Eduardo Matysiak produziu uma série de imagens com os trabalhadores mobilizados na Vigília Lula Livre, em Curitiba. Matysiak aproximou sua lente das pessoas acampadas e, na linha do registro humanizado, dotado da estética contrastiva e contundente do testemunho histórico, eternizou a capacidade de mobilização democrática e pacífica que traduz uma das faces mais aguerridas e comoventes do povo brasileiro  

Matysiak utilizou o preto e branco e o colorido de maneira a realçar as formas e as marcas dos rostos das pessoas, mas seu close-up e sua delicadeza em aproximar e privilegiar as sensações e o sentimento do fotografado é que chamam a atenção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele capta a diversidade e a plurivocalidade subscritas nas expressões e na contemplação dos trabalhadores mobilizados, como que num movimento especular em que fotógrafo e fotografado se confundem no momento histórico de apreensão e luta.

Os rostos de Matysiak contemplam. Os rostos de Matysiak posam docemente e se deixam registrar dentro de uma felicidade contida em zelar pela liberdade de um igual, preso injustamente e arrastado para uma sequência persecutória sem limites.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eduardo Matysiak se inscreve no rol dos grandes fotógrafos que mergulham no humano do brasileiro e produzem delicado registro do nosso mais crítico momento histórico, como também faz Ricardo Stuckert.

Em meio a tantas rupturas institucionais, legais e políticas, o país segue produzindo relatos de força estética e registros de rara sensibilidade, essenciais para a narrativa histórica que começa a se impor diante da violência presente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia a matéria da Revista Forum com a série completa do fotógrafo aqui. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO