Série do fotógrafo Eduardo Matysiak revela humanidade em vigília

O fotógrafo Eduardo Matysiak produziu uma série de imagens com os trabalhadores mobilizados na Vigília Lula Livre, em Curitiba; Matysiak aproximou sua lente das pessoas acampadas e, na linha do registro humanizado, dotado da estética contrastiva e contundente do testemunho histórico, eternizou a capacidade de mobilização democrática e pacífica que traduz uma das faces mais aguerridas e comoventes do povo brasileiro  

Série do fotógrafo Eduardo Matysiak revela humanidade em vigília
Série do fotógrafo Eduardo Matysiak revela humanidade em vigília

247 - O fotógrafo Eduardo Matysiak produziu uma série de imagens com os trabalhadores mobilizados na Vigília Lula Livre, em Curitiba. Matysiak aproximou sua lente das pessoas acampadas e, na linha do registro humanizado, dotado da estética contrastiva e contundente do testemunho histórico, eternizou a capacidade de mobilização democrática e pacífica que traduz uma das faces mais aguerridas e comoventes do povo brasileiro  

Matysiak utilizou o preto e branco e o colorido de maneira a realçar as formas e as marcas dos rostos das pessoas, mas seu close-up e sua delicadeza em aproximar e privilegiar as sensações e o sentimento do fotografado é que chamam a atenção.

Ele capta a diversidade e a plurivocalidade subscritas nas expressões e na contemplação dos trabalhadores mobilizados, como que num movimento especular em que fotógrafo e fotografado se confundem no momento histórico de apreensão e luta.

Os rostos de Matysiak contemplam. Os rostos de Matysiak posam docemente e se deixam registrar dentro de uma felicidade contida em zelar pela liberdade de um igual, preso injustamente e arrastado para uma sequência persecutória sem limites.

Eduardo Matysiak se inscreve no rol dos grandes fotógrafos que mergulham no humano do brasileiro e produzem delicado registro do nosso mais crítico momento histórico, como também faz Ricardo Stuckert.

Em meio a tantas rupturas institucionais, legais e políticas, o país segue produzindo relatos de força estética e registros de rara sensibilidade, essenciais para a narrativa histórica que começa a se impor diante da violência presente.

Leia a matéria da Revista Forum com a série completa do fotógrafo aqui. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247