CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Vencedor do Nobel, dramaturgo Dario Fo morre na Itália

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o dramaturgo, diretor e ativista político italiano Dario Fo, um satirista aclamado que provocou a igreja e o Estado, morreu aos 90 anos de idade; famoso por sua sátira política cortante em peças como "Morte Acidental de Um Anarquista", Fo conquistou o Nobel em 1997

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o dramaturgo, diretor e ativista político italiano Dario Fo, um satirista aclamado que provocou a igreja e o Estado, morreu aos 90 anos de idade; famoso por sua sátira política cortante em peças como "Morte Acidental de Um Anarquista", Fo conquistou o Nobel em 1997 (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o dramaturgo, diretor e ativista político italiano Dario Fo, um satirista aclamado que provocou a igreja e o Estado, morreu aos 90 anos de idade, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Famoso por sua sátira política cortante em peças como "Morte Acidental de Um Anarquista", Fo conquistou o Nobel em 1997.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele foi um ativista engajado até o fim, cutucando as autoridades italianas com sua verve, e participou de uma manifestação de apoio ao partido anti-establishment Movimento 5 Estrelas no mês passado. Ele foi internado em um hospital de Milão 12 dias atrás.

"Em Dario Fo, a Itália perde um dos grandes protagonistas do teatro, da cultura e da vida civil de nosso país", disse o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que era ridicularizado com frequência pelo irreverente Fo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sua sátira, sua pesquisa, seu trabalho no desenho de cena, sua atividade artística multifacetada permanecem como o legado de um grande italiano no mundo."

Fo e sua esposa, a musa e atriz principal Franca Rame, conquistaram os corações e as mentes dos italianos comuns, escrevendo e atuando no palco, na rádio e na televisão e atiçando líderes políticos frequentemente com diálogos hábeis e inteligentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O humor subversivo de Fo lhe rendeu uma aura cult, mas também o levou a ser escorraçado do teatro e da TV periodicamente pelo establishment italiano na tentativa de silenciá-lo. Ele foi proibido de entrar nos Estados Unidos nos anos 1980.

"Morte Acidental de Um Anarquista", que lhe deu fama internacional, se baseou na história real de um ferroviário que sofreu uma queda fatal do quarto andar de uma delegacia de polícia de Milão onde estava sendo interrogado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A polícia disse que ele cometeu suicídio, mas Fo insinuou que ele foi morto. A peça foi encenada pela primeira vez na mesma cidade em 1970, e desde então já foi apresentada em mais de 40 países, incluindo o Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO