Ações da Petrobras ficam eufóricas com rumor de privatização

De acordo com informações do Valor Pro, equipe econômica planeja privatizar a companhia até o fim do atual governo, o que levou a uma euforia dos investidores

Bolsa de Valores de São Paulo.
Bolsa de Valores de São Paulo. (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Do Infomoney - As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) tiveram uma sessão marcante nesta quarta-feira (21). Os papéis, que já registravam ganhos, de cerca de 2% durante todo o pregão, passaram a engatar um movimento de forte disparada a partir das 15h42 (horário de Brasília).

As ações PN chegaram a saltar 8,20%, a R$ 25,99, enquanto os ativos ON saltaram até 7,44%, a R$ 28,46, para fecharem com ganhos de 5,95% e 5,32%, respectivamente.

O movimento coincidiu com a notícia do Valor Econômico de que a equipe econômica planeja privatizar a companhia até o fim do atual governo, cujo mandato se encerra em 2022.A reação intensa do mercado pode ser observada no gráfico da Bloomberg, com uma intensa disparada dos ativos PETR4 a partir das 15h42 (conforme imagem acima).

Segundo fontes ouvidas pelo Valor Pro, mesmo que a estatal de petróleo não esteja na lista das 17 empresas a serem privatizadas, a equipe econômica prevê que a companhia siga o mesmo caminho antes de terminar a atual gestão.

Na terça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo deve anunciar nesta quarta-feira a privatização de 17 empresas. "E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não será privatizado e vai entrar na faca", disse o ministro, que afirmou, em seguida, que "ano que vem tem mais".

"Nós vamos seguir (com as privatizações), é um tempo bom, vai dando certo. Achamos que quatro anos é um tempo bom, faltam três anos e meio, dá tempo ainda", disse o ministro. "Essa fusão da Embraer com a Boeing é um negócio extraordinário. Se conseguirmos fazer mais duas ou três grandes fusões de grandes empresas brasileiras.

"Guedes não detalhou as companhias a serem privatizadas mas, de acordo com informações do site Poder360 e do Estadão, essas são as empresas que devem ter as privatizações anunciadas em breve: Eletrobras (ELET3;ELET6), Correios, Telebras (TELB4), Casa da Moeda, Emgea, ABGF, Serpro, Dataprev, Ceagesp, Ceasaminas, CBTU, Trensurb, Codesa, EBC, Ceitec, Lotex, Codesp.

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247